20 MAI 2015
INAUGURAÇÕES
Museu Histórico e Pedagógico é inaugurado na Avenida Rio Branco

A Prefeitura Municipal entregou na tarde desta terça-feira (19), a remodelação do Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antonio Scarabôtolo”, localizado na Avenida Rio Branco nº 1.383.

Segundo a secretária da Cultura, Taís Monteiro, trata-se de um local devidamente adequado, com o desenvolvimento de um projeto museográfico e museológico, com a necessária higienização, através de uma parceria com a Unesp, visando sempre o resgate histórico de Marília e sua gente. “É a valorização constante da história do município. Inclusive estamos à disposição para doações, visando aumentar o acervo que retrate os 86 anos de Marília. O espaço está aberto à população”, afirmou.

O vereador José Expedito Capacete, representando a Câmara Municipal e a Comissão de Registros Históricos do Município, lembrou que o desenvolvimento da cidade precisa estar atrelado à divulgação da histórica local, valorizando sempre aqueles que contribuíram  para que Marília chegasse ao estágio atual. “O museu é uma ótima oportunidade para essa prática”, afirmou.

A educadora Cristina Paolielo, também membro da Comissão de Registros Históricos, parabenizou  administração pela valorização da história e da cultura de Marília. “O registro histórico  caracteriza esse potencial. São as raízes do município que precisam sempre ser apresentadas à população, a começar pelas crianças. É um direito da população conhecer a história da sua cidade e isso está sendo proporcionado”, afirmou.

O ex-deputado federal Octávio Torrecilla, grande colaborador do museu com a doação de peças registrando a história de Marília, chegou a ficar emocionado. “Precisamos estimular a população a valorizar o potencial histórico do município. Isso não pode jamais ser esquecido. Com meus 76 anos, lembro da Avenida Sampaio Vidal sem calçamento e quando começou a captação de água do Rio do Peixe. São exemplos de curiosidades que nunca poderão ser esquecidas. O museu é o estímulo para isso”, completou.

Indagado sobre o investimento no Museu Histórico e Pedagógico, o prefeito Vinicius Camarinha destacou que a cultura precisa sempre receber atenção especial, mesmo diante de todas as dificuldades financeiras. “O exemplo é a retomada das obras do Teatro Municipal. O Museu Histórico tem papel fundamental na história da nossa cidade, oferecendo à população e principalmente aos estudantes, um pouco do que a cidade de Marília viveu nesses 86 anos”, disse Vinicius.

Já o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, lembrou que a valorização constante da história de uma cidade é sinal de desenvolvimento pleno. “Não há evolução de qualquer povo, sem a valorização de sua história. Marília dá um grande exemplo nesse sentido”, destacou.

Fotos: Ligia Ferreira