20 MAI 2015
FUNDO SOCIAL
Banco de Leite Humano homenageia doadoras

“Na última década o Banco de Leite Humano de Marília coletou 19 mil litros de nove mil doadoras, atendendo a 23 mil crianças. Atualmente temos 52 doadoras, além da parceria com municípios de toda a região. Agradeço a todos. As prefeituras, funcionários e principalmente as doadoras são responsáveis por essa realidade muito positiva”.

Assim a enfermeira Sandra Domingues, supervisora do Banco, destacou o Dia Internacional de Doação do Leite Humano, comemorado em 19 de maio. A solenidade foi realizada na manhã desta terça feira. “Estamos completando 31 anos. A amamentação é a melhor forma de alimentar o lactente, sendo considerada padrão para a alimentação do recém-nascido. Trata-se de uma questão de sobrevivência para o bebê prematuro”, explicou.

Ela destacou ainda que sempre é preciso aumentar o número de doadoras e o volume doado. “Doar leite materno é multiplicar vida com segurança. É somar saúde com solidariedade, dividindo-se o alimento mais completo que existe. Com isso, estaremos diminuindo a mortalidade infantil. Toda mulher que está alimentando e produzir um volume de leite além da necessidade do bebê pode doar, desde seja saudável e não utilize medicamentos”, explicou.

Sandra destacou que vários municípios da região são parceiros o que tem contribuído muito com o estoque: Garça, Pompéia, Adamantina, Alvinlândia, Lucélia, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Pacaembu,Quintana e Vera Cruz.

A secretária municipal da Saúde de Ocauçu, Regiane Panobianco, ressaltou que essa integração é muito importante para os pequenos municípios. “Estamos agora trabalhando na conscientização das mães para a doação”, afirmou.

Virginia Balone, presidente da Maternidade Gota de Leite, lembrou que o Banco de Leite Humano é um exemplo de estímulo à vida. “O estímulo à doação é essencial para vida dos bebês. Daí a importância da lembrança da data”, comentou.

A diretora da Emei “Mãe Cristina” que em breve terá sala de amamentação destacou que escola estará executando sua função de qualidade de vida e social. “Vamos atender as mães com conforto e privacidade. Temos crianças a partir de quatro meses e muitas mães estão amamentado. Haverá um local apropriado para essa finalidade. Também, estamos integrados ao Banco de Leite”, destacou.

Todas as doadoras receberam uma lembrança do Banco pela dedicação. Elaine Claudia Eiko Okuyama, moradora no Banzato, destacou a importância da solidariedade visando salvar vidas. “Eu entrego semanalmente em média cerca de sete litros de leite humano por semana. Isso me faz muito bem, pois sei que estou salvando outras vidas”, destacou.

O vice prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, ressaltou que o Banco de Leite Humano de Marília é referência para o Brasil. “Por isso a Prefeitura não mede esforço para manter essa estrutura”, afirmou.

A vereadora Sônia Tonin representou a Câmara Municipal no evento.

Fotos: Wilson Ruiz