04 MAI 2015
INAUGURAÇÕES
Inaugurada academia voltada aos deficientes físicos

“Esse aparelhos serão muito importantes para os deficientes se exercitarem, se sentirem uteis e se integrarem com a sociedade através do esporte. Até então, em Marília, não existiam equipamentos apropriados como esses para a prática esportiva. Os deficientes estão ganhando muito”.

Assim se manifestou Cleber Ricardo Camargo, 37 anos, convidado pelo prefeito Vinicius Camarinha para a estreia oficial dos aparelhos da academia ao ar livre para deficientes inaugurada na noite de quinta feira (30) na Praça dos Bancários, no Parque São Jorge, zona Sul. Com as pernas amputadas, em razão de problemas circulatórios, Cleber não escondia sua emoção pelo investimento da Prefeitura em parceria com o governo do Estado.

Vinicius agradeceu ao governo do estado de São Paulo por ter atendido sua solicitação. “As pessoas deficientes e com pouca mobilidade agora estão tendo um local adequado para a prática esportiva com 10 equipamentos apropriados. A academia está ao lado do Ginásio do Clube dos Bancários, onde há o desenvolvimento do “Projeto Cem” de estímulo ao esporte, inclusive na parceria com a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) e a Faculdade de Educação Física da Unimar. Os deficientes agora serão estimulados ao desenvolvimento esportivo com equipamentos e orientação especializada. É um grande avanço que pretendemos expandir por várias regiões da cidade, incentivando a integração comunitária através do esporte. Esses convênios com os governos do Estado e Federal só estão sendo possíveis porque Marília tem hoje o nome limpo e credibilidade política”, explicou.

A academia foi instalada na praça agora totalmente remodelada. “A nova Praça dos Bancários faz parte do projeto de revitalização desses logradouros que estamos implantando na área urbana de Marília e dos distritos, estimulando a comunidade a preservar esses locais”, disse Vinicius.

O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho também acompanhou a solenidade.

A secretária de Planejamento Urbano, Valéria de Melo Viana, ressaltou também a participação de outras secretarias no projeto como Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente. “As praças estão sempre inseridas em cada comunidade. Daí a importância da revitalização e o estímulo à preservação. Quanto à nova academia, destaco o empenho do prefeito Vinicius por firmar o convênio com o Estado. Até então, esse projeto que apresentei, no governo anterior, estava engavetado” ressaltou.

Já a secretária de Juventude e Cidadania, Tereza Cristina Baraldi, lembrou que as academias para deficientes existem há muito tempo nos principais países do mundo. “A implantação em Marília é sinônimo de evolução mesmo. Os aparelhos adequados poderão agora ser utilizados gratuitamente, com ótimo resultado físico e social”, destacou.

O vereador Jose Bassiga, representando a Câmara Municipal no evento, afirmou estar muito feliz com os equipamentos adequados para os deficientes. “É a prova de que a administração municipal possui uma política voltada para essa parcela da população. A inclusão será imediata, marcando uma evolução social”, destacou.

O presidente do Comsul (Conselho Municipal da Zona Sul), Amaury Gonzaga, agradeceu a prefeitura pelo empenho visando essa grande conquista para a região. “A remodelação da praça e a inauguração da academia ao ar livre marcam uma vitória para os marilienses”, afirmou

O presidente da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), João Adelmo Foresto, lembrou a valorização da prefeitura para com as pessoas deficientes e portadoras de necessidades especiais. “Somos testemunhas na prática disso. Essa academia marca mesmo uma inovação”, destacou.

O secretário municipal de Esportes, Gastão Pinheiro Júnior, ressaltou que a academia vai promover a inclusão dos deficientes. “Agora eles poderão praticar esporte sem qualquer dificuldade, sem qualquer temor de preconceito”, ressaltou.

A coordenadora do curso de Educação Física da Unimar, Regina Galvani, também disse acreditar na evolução para os deficientes com a nova academia. “É um grande avanço para a prática esportiva. É a prova de que todas pessoas tem condições de praticar esporte. A Unimar dará todo o apoio”, destacou.

O coordenador da Amei, Celso Parolisi Filho, lembrou que a nova academia quebra a barreira para a prática esportiva pelos deficientes e aqueles com maior rendimento poderão inclusive participar de competições como natação e atletismo. “Isso vai gerar uma nova mentalidade, de que não há barreiras para o esporte. Cada um precisa alcançar seu limite, para uma nova qualidade de vida. É um grande avanço para inclusão, quebrando mesmo a discriminação contra os deficientes pela sociedade”, destacou Parolisi.

Ele destacou que a Amei foi instalada há 13 anos com apoio total da Prefeitura para essa finalidade. “A piscina tem uma procura muito grande para os deficientes praticarem a natação. Temos também atletismo, futebol e bocha para os portadores de Síndrome de Down. “Buscamos o alto rendimento, mas não deixamos de lado a integração social com visitas a shoppings, cinemas, pizzarias e até às praias. Hoje são 120 alunos, com a metade participando de eventos nacionais pelo alto rendimento”.

Parolisi apresentou aos presentes na inauguração da academia, Daniel Tavares, de 19 anos, que apesar da deficiência intelectual, acaba de ser destaque no Metting Internacional em São Paulo, na prova de 400 metros, com a melhor marca do mundo no momento e batendo o recorde das Américas. Foi ainda vencedor da prova dos 100 metros rasos. “Ele já está com índice para a Paraolimpiada do Rio de Janeiro em 2016. Daí a importância desse projeto da prefeitura”, ressaltou.

Vinicius Camarinha diz já ter reivindicado ao governo do Estado mais equipamentos para dar sequência à implantação das academias ao ar livre para deficientes.

Fotos: Wilson Ruiz