16 ABR 2015
Educação de Marília receberá prêmios em Curitiba e São Paulo

A secretária municipal da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel, estará em Curitiba nesta sexta feira, dia 17, para recebimento do Prêmio “Integración Latinoamericano 2015”, valorizando a integração social, pública e privada em toda a América latina.

A premiação, troféu e diploma, será entregue, segundo os coordenadores do evento, pela alta qualidade que envolve a rede formada por 52 escolas(17 Emefs,33 Emeis e 2 Emefeis), cerca de 18 mil alunos, 1.186 professores, 52 diretores, 61 coordenadores pedagógicos e 56 auxiliares de direção, num total de 2.125 servidores efetivos e 254 terceirizados, bem como 369 estagiários remunerados. “Esse prêmio é decorrente de uma pesquisa na gestão pública de todo o Brasil. É resultado da remodelação na rede municipal nos últimos dois anos. Marília se destacou na área educacional. Isso se deve a dois motivos básicos: acreditamos na educação e não temos medido esforços no investimento, bem como a mega equipe da secretaria, altamente qualificada. Com cada um exercendo sua responsabilidade, o resultado é o alto nível da educação municipal, elogiado por todos. Por isso, esse prêmio é para ser dividido por toda a equipe”, comentou.

A premiação será feita no evento conhecido como “50º Painel latinoamericano de Integración” com a presença de autoridades da área educacional da América Latina.

Fabiana vai também apresentar um vídeo sobre a qualidade do ensino municipal de Marília, prevendo igualdade de condições para o acesso e permanência na rede escolar; garantia de uma escola de qualidade para todos; gestão democrática; valorização e respeito pela experiência extraescolar do aluno; valorização do magistério, trabalho coletivo e compromisso ético-profissional, além de outros objetivos. “A prefeitura de Marília acredita na educação. Hoje, por exemplo, temos 42 obras, implantação de oito creches, além do convênio com a entidade Amelie Boudet para instalação de uma emei-creche na zona sul visando atender 100 crianças; implantação de período integral e aulas de Inglês e reforço no Ensino Fundamental bem como merenda de qualidade, além de distribuição de uniforme e material escolar. A Central de vagas funcionou garantindo o acesso das crianças às creches, com critérios justos. Tinhamos no começo da gestão mais de mil crianças na lista de espera por vagas. Esse número já caiu para 310 e com as creches previstas vamos atender a demanda”, explicou Fabiana.

A secretária diz que os próximos objetivos na rede municipal serão: elaboração do novo Plano Municipal da Educação, aprovação do plano de carreira, portal da educação municipal, uso de tablets na alfabetização e cartão educação.

O prefeito voltou a dizer que a área educacional é prioridade no seu governo. “Estamos desde 2013 remodelando a educação no município, priorizando os investimentos. Só como exemplo, recebemos a gestão da administração passada sem material de limpeza na escolas e com as crianças tendo nas merenda todos os dias macarrão com salsicha. Atualmente, a merenda é de qualidade, com quatro tipos de carne, inclusive peixe. Fico muito satisfeito pelo reconhecimento pela população e por segmentos especializados em educação. A formação escolar é o caminho para um país melhor. Esse grande investimento hoje é para o benefício das crianças na atualidade e para o futuro. O padrão da educação municipal de Marília se equipara a qualquer escola particular. Parabéns a toda a equipe da rede pelo prêmio. É o sinal de que estamos no caminho certo, integrando a educação com a saúde, assistência social, universidades e outros segmentos. É o nível da qualidade de vida sendo valorizado em Marília”, disse Vinicius.

No dia 7 de maio, em São Paulo, Fabiana Cruvinel, estará recebendo mais um prêmio pelo alto nível da educação municipal de Marília. Trata-se da comenda pela gestão na educação.”É mais um prêmio de toda a equipe da rede, prefeito e dos alunos oferecido pela Sociedade de Integração Social do Estado de São Paulo, após pesquisa sobre o tema nos municípios.

Fotos: Wilson Ruiz