02 ABR 2015
Nebulização na zona Sul será realizada no feriado da Paixão de Cristo

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) vai continuar nesta sexta-feira (3), feriado da Paixão de Cristo, com os trabalhos de nebulização dos bairros da zona Sul para o combate ao mosquito transmissor da dengue. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Marília – por meio do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde – e conta com o apoio dos agentes de trânsito da Emdurb.

Os bairros que vão receber a aplicação de inseticida nesta Sexta-feira Santa são: Jóquei Clube, Jardim Damasco I e II, Vista Alegre, Esplanada, Marajó, Santa Paula e Luiz Homero Zaninotto.

“Não iremos interromper a ação nesta sexta-feira. As duas máquinas pesadas Leco da Sucen vão percorrer as ruas destes bairros, das 19 horas até a meia noite”, informa Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde. E complementa. “Pedimos aos moradores que, durante as atividades de nebulização, mantenham as portas e janelas bem abertas para facilitar a entrada do inseticida. Animais domésticos, como passarinhos e peixes, devem ser cobertos e protegidos com um tecido. Idosos, doentes acamados, gestantes e recém-nascidos podem ser alojados num quarto da residência para evitar o contato direto com o produto. Não é recomendável ficar nos passeios públicos, durante a nebulização. As fêmeas do mosquito é que transmitem a doença e elas sempre procuram o interior dos imóveis”.

De acordo com o coordenador da Divisão de Zoonoses, o cronograma de trabalhos de nebulização também já foi definido pela Sucen para o período de 6 a 10 de abril. As datas e os locais são os seguintes:

– Dia 06/04: Parque dos Ipês, Jardim Nacional, Planalto, CDHU, Domingos de Léo e adjacências;

– Dia 07/04: Parque das Azaléias, Monte Castelo, Tóffoli, Nova Marília, Teotônio Vilella, Vila Real e adjacências;

– Dia 08/04: Nova Marília, Jardim Continental, Costa e Silva, Parque São Jorge, Jardim dos Bancários, Vila Hípica e adjacências;

– Dia 09/04: Jardim Parati, Portal do Sol, Itaipú, Guarujá, Jardim Vitória e adjacências;

– Dia 10/04: Jóquei Clube, Jardim Damasco I e II, Vista Alegre, Esplanada, Marajó, Santa Paula e Luiz Homero Zaninotto.

Zona Norte e Distritos

Os trabalhos de nebulização pela Agroatta – empresa contratada pela Prefeitura para a prestação de serviços emergenciais contra a dengue – vão prosseguir, durante a próxima semana, nos bairros da zona Norte. No total, cerca de 80 funcionários são utilizados para as atividades no interior das residências.

“Estamos promovendo com os agentes de saúde do município as ações de nebulização nas áreas da Vila Barros e no Palmital. Na próxima semana, já vamos começar a aplicação do inseticida no Vila Nova, indo em direção ao centro da cidade”, comenta Eduardo Rocha, responsável técnico da Agroatta.

Além das regiões Norte e Sul, as ações de nebulização também são executadas, simultaneamente, nos distritos de Marília. “Rosália, Padre Nóbrega, Avencas e Lácio já receberam as nossas equipes de trabalho. Nesta próxima semana, vamos agir em Amadeu Amaral”, enfatiza Garrido Neto.

“Estamos fazendo a nossa parte, combatendo o problema. Porém, reitero que a população precisa dar a sua contribuição, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Sabemos que 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria)”, conclui o prefeito Vinicius Camarinha.

Atiradores do Tiro de Guerra ajudam no combate

Os atiradores do Tiro de Guerra (TG) de Marília estão auxiliando a Prefeitura de Marília no combate à dengue. Uma parceria firmada pela instituição militar com a Secretaria Municipal da Saúde colocou desde o dia 23 de março, 30 homens do TG no trabalho de visitas aos estabelecimentos comerciais e residências, promovendo a distribuição de panfletos e orientação à população.

Segundo o chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Osmar César Martins, a aceitação por parte da população em relação à atuação dos atiradores é excelente. “Nós batemos de casa em casa, distribuindo panfletos e orientando sobre a dengue. Tinha gente que ao ver os atiradores pedia para que entrássemos nas casas para fazer vistoria. Explicamos que isto é de responsabilidade dos agentes de saúde. Estamos felizes com a boa receptividade”, diz.

A ação conjunta teve início na região central da cidade, e terá sequência nesta próxima segunda (dia 6) – na Zona Leste com 100 atiradores do TG. A saída será em frente ao Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, às 8 horas.

As atividades do TG de Marília no combate à dengue se estenderão até o dia 30 de abril. “O Tiro de Guerra se colocou à disposição para ajudar a municipalidade em outras ações contra a dengue. Isso dentro da medida do possível, de forma voluntária, pois temos em Marília 100 atiradores que recebem instrução de segunda a sábado, das 6h às 8h”, finaliza o Subtenente Martins.

Fotos: Wilson Ruiz