12 MAR 2015
AGENDA CULTURAL
Projeto Cidadania Racial: Escola Estadual Benito Martinelli tem programação especial para a semana em homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

A Escola Estadual “Benito Martinelli” realizará uma programação especial para esta semana, dando início ao Projeto Cidadania Racial, que envolve o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana ao longo do ano, e também uma homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21 de março). O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias da Juventude (Coordenadoria da Igualdade Racial) e Secretaria da Cultura.

Dia 16 às 11h haverá a abertura da semana com a Exposição Fotográfica “África em nós” da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura/São Paulo, roda de conversa com os alunos com a participação de Rita Magnani, Coordenadoria da Igualdade Racial, da Secretaria da Juventude e Denise Campos Justino, Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Cultura, abordando o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

A Escola Estadual “Benito Martinelli” trabalha em sua proposta pedagógica deste ano, com o Projeto Cidadania Racial, partindo do pressuposto de que a população em geral precisa debater seja através de programas, serviços, ações afirmativas e movimentos sociais sobre o racismo, para combatê-lo, para a superação das desigualdades, promoção da saúde, educação e preservação da memória, cultura e identidade étnica da comunidade negra.

O Projeto Cidadania Racial desenvolvido pela escola está de acordo com a Lei 10639/03 que torna obrigatório nas escolas publicas e particulares o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Dessa maneira o projeto de caráter multidisciplinar enfoca a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Tais afirmativas contidas no projeto colaboram para descristalizar conceitos e memórias errôneas existentes sobre a África, população africana e seus descendentes.

O presente projeto terá sua culminância dia 20 de novembro com a apresentação de todos os trabalhos realizados pelos alunos da escola e comunidade, através da escola da Família garantindo uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira, já que a escola é o lugar de construção não apenas do conhecimento, mas também de identidades e valores, até mesmo de afetos, contribuindo dessa maneira para construção de uma sociedade mais igualitária.

Estão envolvidos neste trabalho, a Sra Neide Mendes da Silva, Diretora e Robson Rogério de Oliveira e Juliana C. Belmiro, Vice-Diretores, Rita de Cássia Marques D’Angelis, Coordenadora Pedagógica do  Ensino Médio e Odair Vieira da Silva, Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental e acontece parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal da Cultura.

“Em 2014 realizamos um Concurso interno, o Miss e Mister Beleza Negra, com participação de organizadores bem como dos eleitos Miss e Mister Beleza Negra do 1º MARILIA AFROFEST, evento da comunidade negra, que foi coroado de sucesso”, disse Neide Mendes da Silva, diretora da EE Benito Martinelli.

Dia Internacional

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.

Foto: Divulgação

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
Há 14 horas
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios