02 MAR 2015
SAÚDE
Todos contra a Dengue: Decreto da Prefeitura fixa prazo de 24 horas para moradores eliminarem focos do mosquito

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Administração, publicou no Diário Oficial do Município, deste sábado (28), o decreto nº 11.459, que notifica todos os proprietários e responsáveis por imóveis residenciais, terrenos vagos e estabelecimentos públicos e privados existentes na cidade, para – no prazo de 24 horas – realizarem a limpeza dos mesmos, objetivando a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Após esse prazo, quem não cumprir essa determinação será multado.

“O proprietário que deixar de cumprir este decreto, que já entra em vigor imediatamente, estará sujeito à aplicação de penalidades previstas na legislação municipal, bem como da adoção das demais medidas administrativas, civis e criminais cabíveis”, afirma Marco Antônio Alves Miguel, secretário municipal da Administração.

O decreto informa ainda que as denúncias da população quanto à existência de possíveis criadouros do mosquito da dengue poderão ser encaminhadas aos seguintes órgãos: Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800 77 66 111, pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente à Rua 4 de abril nº 41 (Centro); e também junto ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

“Estamos fazendo a nossa parte, combatendo o problema. Porém, ratifico que a população precisa dar a sua contribuição, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Sabemos que 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria). Diante disso, resolvemos adotar esta nova medida. É para o bem de todos”, ressaltou o prefeito Vinicius Camarinha.

Ações na guerra contra a dengue

A Prefeitura de Marília vem realizando desde o ano passado uma série de ações de combate à doença, como cerca de 250 mil visitas dos agentes de Saúde (significa que cada imóvel foi visitado três no ano), além da aplicação de 2,5 toneladas de inseticida pela Sucen para matar o mosquito adulto. Isso porque, segundo levantamento da Secretaria da Saúde, entre70 a90% dos focos do mosquito estão dentro das casas, o que dificulta o acesso dos agentes.

Para coordenar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, o prefeito Vinicius Camarinha criou um Comitê Gestor, com a participação de representantes de diversas Secretarias Municipais, Secretaria Estadual da Saúde, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. As reuniões são semanais para definição de novas medidas e avaliação do trabalho.

MUTIRÃO/NEBULIZAÇÃO – Nesta semana também teve início o trabalho da empresa especializada que está fazendo o trabalho de eliminação de criadouros e também nebulização de casaem casa. São 85 agentes que vão percorrer toda a cidade nos próximos 90 dias.

POLO DE ATENDIMENTO – Outra medida foi a criação de uma unidade especializada no atendimento de pacientes com uma equipe treinada (anexa a USB Cascata – rua 9 de Julho). A capacidade é para cerca de 120 pessoas, com cadeiras para reidratação e macas.

O objetivo foi desafogar as unidades de saúde e também pronto-atendimentos. Os pacientes passam inicialmente por uma triagem nessas unidades e, por meio de indicação médica, são encaminhados ao POLO.

APLICAÇÃO DE MULTAS – Como muitas pessoas insistem em manter objetos dentro de casa que podem acumular água e consequentemente se transformar em focos do mosquito e ao mesmo tempo aquelas que não permitem o acesso dos agentes de saúde, a Prefeitura está autuando esses proprietários.

Valores das multas: de R$180 aR$ 720,00 (para residências com focos); e de R$1.000,00 aR$ 5.000,00 – imóveis fechados. A Prefeitura está entrando nas residências fechadas, com chaveiros, apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e até o uso de tecnologias avançadas, como um drone, para conseguir vistoriar locais de difícil acesso.

MUTIRÃO DE LIMPEZA – Em parceria com a TV TEM, a Prefeitura também realizou nesta semana o projeto “Cidade Limpa”, recolhendo em apenas cinco dias mais de 1.200 toneladas de materiais descartados que estavam nas casas (foram colocados do lado de fora pelos moradores).

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz