20 FEV 2015
Prefeitura utilizará drone para combater criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Marília dará início a mais uma ação na guerra de combate à dengue: o uso de drone (veículo aéreo não tripulado) para captação de imagens em calhas, caixas d’água, telhados e áreas de difícil acesso dos agentes de saúde.

A apresentação do equipamento que será utilizado foi realizada na tarde desta quinta-feira (19) e de acordo com o prefeito Vinicius Camarinha será mais uma frente contra o mosquito transmissor da dengue.

“Não temos medido esforços, estamos agindo de todas as formas como: mutirão de limpeza e vistoria em terrenos baldios; aplicando multas em imóveis comerciais e residenciais com focos; com a unidade específica de hidratação e atendimento aos casos suspeitos (Rua 9 de julho, 283), orientação nas escolas municipais; distribuição de panfletos sobre sintomas e medidas preventivas; firmamos parcerias com órgãos como ACIM e CRECI para o fortalecimento da campanha e para vistoria nos imóveis fechados; a Secretaria do Meio Ambiente intensificou o recolhimento de pneus; realizaremos na semana que vem a operação Cidade Limpa; a ação de uma empresa contratada exclusivamente para vistoria nas residenciais e aplicação do nebulizador e agora também utilizaremos o drone. É um equipamento moderno que tem dado bons resultados em outras cidades que enfrentam o mesmo problema como Limeira e Santos”, disse o chefe do Executivo.

De acordo com o prefeito Vinicius, será realizado, a princípio, um mapeamento dos bairros pelo drone e a partir daí será realizada a visita do agente de saúde, numa forma de agilizar e direcionar a ação contra o mosquito Aedes Aegypti. O secretário da Saúde, Luiz Takano e o diretor de Saúde, Danilo Bigeschi acompanharam o prefeito na instrução sobre o aparelho.

EQUIPAMENTO

O drone é um equipamento de última geração, o modelo que será utilizado é um Phanton 2, com captação de imagens em Full HD, com autonomia de voo de 12 a 20 minutos, o alcance do aparelho é de 1,2 km, porém  serão feitas imagens em até 150 metros, em respeito às normas de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil.

“A empresa trabalhará em conjunto com a equipe da Secretaria da Saúde e a função do equipamento é chegar onde o agente de saúde não consegue, em prédios altos e imóveis fechados, respeitando a privacidade da população”, revelou o sócio da empresa, Danilo Amarildo Piva.

O teste do drone foi realizado durante visita do prefeito a um laticínio desativado no centro da cidade. “Agentes de saúde virão até esse local para uma inspeção detalhada em caixas d’água e calhas e posteriormente procuraremos os proprietários para que tomem ações preventivas e nos ajudem também nessa guerra contra a dengue”, ressaltou o secretário da Saúde, Luiz Takano.

Com os casos confirmados de dengue, a administração municipal declarou estado de emergência e criou o Comitê Gestor ‘Todos contra a Dengue’, com a participação da Secretaria Estadual da Saúde. “Já contamos com 280 agentes e teremos mais 85 pessoas com equipamentos especiais para a nebulização a partir da próxima semana. O nosso compromisso diário é lutar para não perdemos ninguém para a dengue, sou solidário às famílias das vítimas da doença, porém, não estamos com os braços cruzados, toda a administração está focada nas ações de combate à epidemia”, afirmou Vinicius.

Fotos: Wilson Ruiz

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-entrega-reforma-da-unidade-de-saude-da-familia-do
Ontem
Prefeitura Municipal de Marilia entrega reforma da Unidade de Saúde da Família do Distrito de Padre Nóbrega nesta terça-feira, dia 23