09 FEV 2015
SAÚDE
Todos contra a Dengue: Secretaria de Meio Ambiente adota medidas de emergência para recolhimento de pneus

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – está adotando medidas emergenciais para a destinação correta de pneus inservíveis – principalmente de descartes promovidos por borracharias da cidade. O recolhimento é de obrigação desses estabelecimentos, mas diante da campanha “Todos contra a Dengue”, essa tarefa será feita pela própria Prefeitura como forma de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Nesta próxima semana o nosso Ecoponto de Pneus vai disponibilizar, temporariamente e enquanto existir a epidemia de dengue, um veículo para o recolhimento dos pneus inservíveis de borracharias instaladas no município. Vamos percorrer estes locais e retirar os materiais, trabalhando assim para o bem da saúde pública”, afirmou Leonardo Mascarin, secretário municipal de Meio Ambiente.

Focos em borracharia

No final do mês de janeiro, o prefeito Vinicius Camarinha esteve acompanhando as equipes de Agentes de Saúde nas vistorias de imóveis. Num deles (uma borracharia) foram encontrados focos do mosquito transmissor (Aedes aegypti), desde larvas até mosquitos já em fase adulta.

Como pode percorrer um raio de até 300 metros, o risco é muito grande de surgirem mais pessoas com dengue. O proprietário foi notificado pela Secretaria Municipal da Saúde. Caso não tome as devidas providências, poderá ser multado.

“Noventa por cento dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências e do comércio. A Prefeitura está adotando uma série de medidas. Mas, o morador tem uma participação fundamental nessa batalha contra a dengue. Pedimos à população que colabore com os nossos agentes e que também seja um vigilante constante nas suas residências. O poder público sozinho não vence esta batalha. Só juntos é que poderemos vencer o mosquito”, enfatizou o prefeito Vinicius.

Novos Ecopontos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está finalizando também o processo licitatório para a construção de mais quatro Ecopontos na cidade. Os novos Ecopontos serão instalados nos bairros: Santa Antonieta e Prolongamento Palmital (ambos na zona Norte); Comerciários II (zona Oeste); e Nova Marília (na zona Sul).

“Os novos Ecopontos vão atender todas as regiões da cidade e servirão de áreas estratégicas para a destinação correta de restos de construção, jardinagem, podas de árvores, de móveis e eletrodomésticos em desuso, de materiais para reciclagem (lâmpadas, óleo de cozinha e máquinas), entre outros resíduos sólidos inservíveis”, destacou Mascarin. E complementou. “O nosso principal objetivo é promover um trabalho de conscientização ambiental junto à população da cidade”.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, o funcionamento dos novos quatro Ecopontos está previsto para o primeiro semestre deste ano.

O Ecoponto de Pneus está localizado na Rua Campos Sales nº 1.047.  Mais informações podem ser obtidas com a Reversa Pneus – empresa responsável pelo recebimento dos materiais – no telefone (14) 3316-6994.

Foto: Wilson Ruiz