12 DEZ 2014
Sírio Libanês forma 128 profissionais para melhorias do Sistema Único de Saúde

Profissionais da saúde de Marília e região encerraram nesta quinta-feira (11), o Projeto de Especialização em Gestão na Clínica no SUS (Sistema Único de Saúde).

Iniciado em abril deste ano, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Participaram a Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Nacional de secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Diretoria Regional de Saúde, Famema, Unimar, Unesp e Hospital Espírita de Marília.

No total, se formaram 128 profissionais de saúde, nos cursos de Especialização em Gestão Clínica, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para preceptores do SUS.

Ao final, eles elaboraram um projeto para ser aplicado no Sistema Único de Saúde de Marília e região. “Os formandos vão proporcionar uma melhoria da qualidade no atendimento da população pelo SUS. O que se espera é uma atuação mais conjunta, em rede, beneficiando-se os usuários”, explicou Ana Clara Lopes, gestora de aprendizagem do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

O superintendente da secretaria municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, destacou o empenho do prefeito Vinicius Camarinha permitindo a participação dos funcionários no curso. “Agora, o resultado será sentido na própria rede” destacou.

Para o diretor regional de saúde, Luiz Carlos de Paula e Silva, a meta do projeto é aplicar o aprendizado na prática. “Com toda a certeza a aplicação será um sucesso no benefício da população”.

O diretor geral da Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), Paulo Roberto Teixeira Micheloni, diz que o projeto é muito importante para a saúde dos 62 municípios da região de Marília. “Ele permite um avanço no segmento de gestão, beneficiando os aspectos de regulação, gestão clínica e formação de recursos humanos. Ao final, a população será a grande beneficiada”, disse Micheloni.

Márcia Mesquita Serva Reis, Superintendente da Associação Beneficiente Hospital Universitário afirmou ser uma honra a Unimar ceder seu espaço para o evento. “É mais uma forma de estimular a qualificação do sistema de saúde beneficiando os usuários”, destacou.

Já Vicente Armentano Júnior, presidente do Hospital Espírita de Marília (HEM) lembrou que essa qualificação permite até a criação de novos serviços na saúde. “A qualificação humana vai proporcionar o avanço”, ressaltou.

No final do evento, os formandos apresentaram 14 projetos elaborados por eles para aplicação prática no sistema.