27 NOV 2014
Vacinação antirrábica nos distritos do município será neste sábado, dia 29

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses e em parceria com a Escola de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília) – realiza neste sábado (29), das 9h às 16h, nos distritos do município de Marília, a última etapa da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos.

Na ocasião, serão vacinados animais domésticos – com idade acima de três meses – dos distritos de Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália. “É preciso ter responsabilidade para com os animais e a população de uma forma geral precisa colaborar. A raiva é uma zoonose transmitida ao homem por meio do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura, afetando o sistema nervoso central, com um quadro de encefalite aguda, podendo levar á morte. A vacina é a única forma de prevenção”, ressalta Lupércio Garrido Neto, coordenador da campanha. E complementa. “Para facilitar o acesso à imunização, nós vamos montar os pontos de vacinação em frente às unidades de saúde ou em praças públicas destas localidades”.

Esta é a 36ª campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, já foram realizadas duas etapas da vacinação nos bairros da cidade. Segundo balanço divulgado recentemente pela Secretaria da Saúde, um total de 17.086 animais domésticos (15.749 cães e 1.337 gatos) receberam a imunização contra a raiva.

“Neste ano, tivemos a confirmação de casos de raiva no interior paulista. Desde 2012, o estado de São Paulo não registrava a doença. Por isso, reiteramos que a vacinação é extremamente importante para o seu controle”, finaliza Garrido Neto.

Outras informações sobre a campanha de vacinação antirrábica nos distritos podem ser obtidas com o setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: (14) 3401-2054.

Foto: Wilson Ruiz