24 OUT 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura realiza mais investimentos em estradas rurais da região

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – realizou, durante este mês, novos investimentos em estradas rurais da região. O objetivo é beneficiar os produtores rurais (facilitando o escoamento agrícola), o transporte escolar de alunos da zona rural, bem como demais moradores.

A Secretaria da Agricultura finalizou a reforma da estrada rural que interliga o distrito de Avencas ao município de Oriente, que possui uma subida de paralelepípedos, com mais de cem metros de extensão e que estavam muito danificados.

“Por determinação, fizemos a recolocação e aumentamos o trajeto com paralelepípedos novos, facilitando assim o transporte escolar e também o escoamento da produção agrícola – já que é uma região muito forte no plantio de mandioca, amendoim e em pecuária”, afirma Takao Shintaku, secretário municipal da Agricultura.

Mata-burros

Além da reforma de paralelepípedos, os mata-burros (dispositivos importantes para as propriedades rurais) têm recebido também uma atenção especial da Secretaria Municipal da Agricultura. Recentemente, foi finalizada a reforma do mata-burro na estrada rural do bairro Centro Mesquita, localizado na divisa de Marília com o município de Júlio de Mesquita.

“O mata-burro estava assoreado e com algumas vigotas quebradas. Nós apresentamos essa solicitação ao prefeito Vinicius que nos atendeu prontamente e autorizou o desassoreamento e também a substituição por vigotas de eucalipto tratado – que possui uma durabilidade bem maior. Este já é o sexto mata-burro recuperado pela nossa administração”, ressalta Shintaku.

Segundo o secretário, a agropecuária é muito forte em Marília e é comum o protocolo de pedidos na Secretaria para a manutenção desses equipamentos, a começar pelos pequenos criadores. “Os mata- burros impedem a fuga de animais de grande porte, como gado e cavalos, das propriedades. Executando a manutenção desses dispositivos vamos proporcionar uma retaguarda importante para os proprietários”, diz Shintaku.

Mais melhorias

A Secretaria Municipal da Agricultura já realizou, até o momento, a manutenção de mais de 430 km de estradas rurais na região de Marília. Foram recuperadas 11 pontes – sete delas totalmente refeitas, além da reforma de seis mata-burros. Recentemente, a Secretaria iniciou também o programa de recuperação de serras: na Estrada do Pombo – que interliga a cidade de Marília à Padre Nóbrega, e também a manutenção da Serra do distrito de Dirceu.