04 SET 2014
INAUGURAÇÕES
Prefeitura entrega novas instalações da Ouvidoria e Corregedoria

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (03), as novas instalações da Corregedoria e Ouvidoria do município – que passam a funcionar na Praça Saturnino de Brito, defronte à Prefeitura. O objetivo é proporcionar um melhor atendimento à população e garantir também mais agilidade nos serviços prestados pela administração municipal.

“São instituições que trazem maior segurança ao trabalho do funcionalismo público e que, ao mesmo tempo, funcionam como um importante elo de comunicação com a população. Eram mecanismos democráticos que não existiam na nossa cidade e que foram criados pela nossa administração”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

“São órgãos importantes para a administração pública e que facilitam a aproximação da população com a Prefeitura e vice-versa. Com estas instituições, o munícipe pode encaminhar sugestões, dúvidas ou reclamações, facilitando o contato com a Prefeitura. A implantação da controladoria geral – com os três órgãos (auditoria, corregedoria e ouvidoria) – é um grande marco da administração do prefeito Vinicius”, comentou o secretário municipal da Administração, Marco Antônio Alves Miguel.

OUVIDORIA DO MUNICÍPIO

A Ouvidoria do Município, ligada á Secretaria da Administração, foi implantada logo no início do governo pelo prefeito Vinicius, em 2013, e vem apresentando ótimos resultados, com mais de 75% dos casos resolvidos.

“Além do fácil acesso por telefone e e-mail, a população ganha um novo espaço confortável para a manifestação presencial. Outro detalhe importante é que a Ouvidoria nos ajuda, semanalmente, a monitorar a qualidade dos trabalhos executados pelo funcionalismo público e a apontar as prioridades que devem ser executadas pela nossa gestão”, ressaltou o prefeito Vinicius.

Entre janeiro e agosto deste ano foram registradas 10.167 ligações, entre recebidas e realizadas. Esse número inclui respostas aos contribuintes pelas indagações. O total de e-mails recebidos foi de 1.257. Principais manifestações foram sobre saúde (2.030) asfalto (387) e funcionários (142), bem como elogios (92).

De 3.781 protocolos registrados pela Ouvidoria, 2.837 foram concluídos e 944 estão em andamento. Issorepresenta mais de 75% das solicitações da população já foram resolvidas. A Ouvidoria pode ser acessada pelo telefone 08007766111 bem como também pelo e-mail [email protected].

O Ouvidor Geral do Município, Rodolfo Pinheiro da Silveira, destacou a importância do serviço. “O prefeito Vinicius aproximou o Executivo da população. Isso foi ótimo, já que os marilienses merecem esse respeito. Agora existe uma melhor estrutura para o atendimento, inclusive com manifestação presencial”, afirmou.

CORREGEDORIA

A Corregedoria foi instalada pelo prefeito em 28 de junho de 2013, juntamente com a Controladoria Geral, e está subordinada ao Gabinete Municipal, tendo os objetivos:

– Apuração de infrações disciplinares através de processo administrativo.

– Investigação de irregularidades por sindicância.

– Realização de correição ou inspeção, como ação preventiva junto a órgãos públicos.

-Procedimento administrativo nas empresas vencedoras de licitação com irregularidades na execução de contrato.

-Contato com ouvidorias quando há infrações cometidas por funcionários ou irregularidades na prestação de serviço das secretarias.

A Corregedora Geral do município, Valquíria Galo Alves, destacou que atualmente cerca de 180 procedimentos são realizados – entre sindicâncias, processos disciplinares e administrativos de empresas. “Fiscalizamos a qualidade do serviço público. O objetivo não é punir o servidor. Queremos melhor qualidade. Estamos realizando palestras nas secretarias, orientando as chefias e servidores, sobre os princípios que regem o serviço público visando esse objetivo. Vamos até propor alteração no nosso código de ética, pensando sempre na qualidade do atendimento”, disse Valquíria.

O vereador José Bassiga (Goda) representou a Câmara Municipal no evento.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz