28 MAI 2019
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Programa quer despertar a consciência da reutilização de materiais como pneus, PVC (canos), garrafas Pet, madeiras, carriolas, pedras, latas de ferro e de plástico, entre outros

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criou recentemente um programa de Sustentabilidade Pura, com objetivo de reutilizar materiais que normalmente são descartados irregularmente no meio ambiente.

O programa quer despertar ainda a consciência na reutilização de pneus, PVC (canos), garrafas Pet, madeiras, carriolas, pedras, latas de ferro e de plástico, entre outros.

O início do programa se deu na própria sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com um grande trabalho de paisagismo no local e a construção de comedouros e ninhos para pássaros, bebedouros para beija-flor, hortas horizontais e verticais, entre outros.

Logo em seguida, o trabalho se estendeu à rotatória da avenida Benedito Alves Delfino, esquina com a avenida República, em frente à Fundação Bradesco, atingindo também o canteiro central, como explica o secretário municipal Ricardo Cavichioli Scaglion.

“Em quatro meses de trabalho demos um novo visual à secretaria e queremos expandir para toda a cidade. Já chegamos ao canteiro central da Benedito Alves Delfino e na rotatória em frente à Fundação Bradesco. Queremos envolver toda a sociedade neste trabalho, que tem custo praticamente zero, tornando-se um benefício para os próprios moradores. A ideia é atingir todas as áreas verdes do município”, disse Ricardo Cavichioli.

Para que isto seja possível, o secretário quer envolver a população nesse trabalho. “Nós somos corresponsáveis pelo destino de todos os materiais que utilizamos. Se dermos o destino adequado daremos exemplo aos nossos filhos e às futuras gerações, além de evitarmos danos ao meio ambiente. A partir do momento que compramos e utilizamos este material, a gente se torna corresponsável pelo destino disso tudo. A gente quer conscientizar a população da necessidade da reutilização do material, o que tornará um benefício para os próprios moradores, dando uma nova roupagem às áreas verdes da cidade, embelezando canteiros centrais, rotatórias e praças porque podem servir de bancos, de floreiras, de brinquedos, etc. Queremos envolver a sociedade civil organizada, as escolas e os produtores, despertando uma consciência ambiental global.”

Com relação às áreas verdes públicas, Ricardo diz que as mesmas não pertencem somente à Prefeitura, mas principalmente à população. “A Prefeitura tem que fazer a infraestrutura, mas a população tem que ter a responsabilidade de cuidar e zelar por esses locais. Se a gente tiver esta consciência, as áreas ficarão revitalizadas, organizadas, limpas e bonitas. A secretaria vai dar o suporte para isso, mas é fundamental que a população faça a sua parte.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

28/05/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura cria programa de Sustentabilidade Pura e quer implantar a consciência ambiental global