30 JUN 2014
Centro de Reabilitação Lucy Montoro é inaugurado pelo governador Alckmin

“Marília está ganhando um novo hospital para o atendimento de graça de pessoas vítimas de situações complexas. Porém, com a mais moderna tecnologia e profissionais altamente capacitados, a perspectiva de recuperação tornará imensa. Agradeço o governador Geraldo Alckmin pela liberação de mais esse importante investimento na cidade, visando beneficiar a população de Marília e região”. Assim o prefeito Vinicius Camarinha se manifestou no pronunciamento de inauguração do Centro de Reabilitação Lucy Montoro nesta sexta feira (27).

A inauguração do centro contou com a presença do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo,  Linamara Rizzo Battistella, além de autoridades locais e regionais.

“Nós estamos inaugurando um dos melhores serviços de fisiatria, fisioterapia e reabilitação, que é a Rede Lucy Montoro. Essa unidade de Marília poderá atender  cinco mil pacientes por mês em casos complexos, como amputados, AVC e paralisia cerebral”, informou Alckmin. “A reabilitação é feita de maneira geral, em crianças e adultos. É um belíssimo serviço, que vai desafogar o Hospital das Clínicas”, completou.

O centro tem 3.500 metros quadrados de área construída distribuídos em dois pavimentos, além de um setor de diagnóstico, salas de atendimento individual, espaços para condicionamento físico, terapia ocupacional, fisioterapia infantil e adulto, enfermaria, consultórios e terapia em grupo. Os atendimentos serão feitos mediante encaminhamento das unidades de saúde, ambulatórios e hospitais de Marília e região.

Outras atividades de destaque serão residência médica, estágios e pesquisas cientificas.

A Rede Lucy, na cidade de Marília, foi implantada em parceria com a Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA.

Ao término da implantação, a unidade terá capacidade para realizar 8 mil atendimentos por mês e servirá como referência em atendimento, ensino e pesquisa na região. A unidade fará dispensa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e atenderá pacientes de 62 municípios da região, de até 2 milhões de habitantes das microrregiões de Marília, Tupã, Adamantina, Assis e Ourinhos. “O governador Alckmin é o grande incentivador para todo esse avanço na área da saúde. Destaco também o trabalho do hoje prefeito de Marília, Vinicius Camarinha. Quando deputado estadual, Vinicius trabalhou muito para essa conquista. Já o deputado federal Abelardo Camarinha também foi muito importante para o trabalho político, proporcionando a inauguração. Com isso, a população está sendo a grande beneficiada”, ressaltou a secretária Linamara.

A Rede realiza programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente. Os atendimentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

O deputado Abelardo Camarinha, no seu pronunciamento, recordou que em 1983 quando assumiu seu primeiro mandato como prefeito de Marília, a Faculdade de Medicina de Marília passava por uma grave crise financeira e estrutural. “A maioria dos 800 funcionários estava em greve e a faculdade caminhava para o fechamento. Graças ao nosso trabalho junto ao governador Franco Montoro e de assessores como José Serra e José Luiz Pinotti, conseguimos a estadualização da Famema e aos poucos sua reestruturação. Hoje, a Faculdade de Medicina de Marília é uma das melhores do Brasil. Comanda, com seus 2.400 funcionários, três hospitais, o Ambulatório Mário Covas, o Hemocentro e agora o Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Beneficia cerca de 2 milhões de pessoas em quase 70 municípios. Por isso, agradeço também o empenho do governador Alckmin por mais essa conquista para a Famema e para Marília”, afirmou Camarinha.

Já o diretor geral da Faculdade de Medicina, Paulo Roberto Teixeira Micheloni, ressaltou que o governador Alckmin não tem medido esforços para o crescimento da Famema. “Depois de ter liberado R$ 60 milhões para a reforma do Hospital de Clínicas que passará a ter 222 leitos e da inauguração do Centro Lucy Montoro, autorizou também o investimento de R$ 1 milhão para a infraestrutura do Acelerador Linear visando atender a população na Radiocirurgia, bem como a agilização da autarquização do HC/Famema e a revisão salarial dos funcionários”.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz