06 JUN 2014
Mais de 47.600 pessoas já foram vacinadas contra a gripe

A vacinação contra a gripe em Marília já registrou até o dia 5 de junho, um total de 47.644 pessoas imunizadas no município. O número corresponde a 73,90% da meta prevista para a cidade, que é de vacinar 64.500 pessoas.

A campanha foi novamente prorrogada pela Secretaria Municipal da Saúde até o dia 13 de junho. “A nossa meta é atingir o índice médio de 80% do público alvo. Por isso, prorrogamos por mais uma semana a vacinação contra a gripe em Marília. Coma proximidade do inverno, reitero que o melhor remédio é a prevenção”, diz Luiz Takano, secretário municipal da saúde.

Até o momento, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde contabilizou os seguintes dados: 22.185 vacinas em idosos (com mais de 60 anos); 8.138 doses em crianças entre seis meses a cinco anos; 8.675 vacinas em pessoas com doenças crônicas; 6.561 doses em trabalhadores da área da saúde; 1.599 vacinas em gestantes e puérperas até 45 dias após o parto; e 486 doses para outros grupos (por exemplo, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional).

“O alcance da cobertura vacinal é de fundamental importância, tendo em vista que a vacina pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias e mortalidade por complicação da influenza cuja incidência aumenta nestes grupos, com a chegada do inverno”, afirma Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. E acrescenta. “A vacina contra influenza continuará disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde para as pessoas dos grupos prioritários, ainda não imunizadas”.

A vacinação é contra indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.  A vacina é produzida com vírus mortos pelo Instituto Butantã de São Paulo e Pasteur de Paris, o que impossibilita a transmissão da gripe.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz