19 MAI 2014
Prefeitura contrata 114 profissionais para acompanhamento de crianças especiais

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, vai contratar 114 cuidadores de crianças com necessidades educacionais especiais. A autorização foi dada pelo prefeito Vinicius Camarinha, atendendo a uma reivindicação das professoras de toda a rede. “O objetivo é beneficiar essas crianças com pessoas qualificadas para o apoio ás educadoras na rede municipal”, destacou Vinicius.

Segundo a secretaria, atualmente 310 alunos precisam dessa retaguarda com atividades dentro e fora das salas de aula, bem como até necessidades higiênicas. “Primeiramente elaboramos um planejamento e depois da autorização do prefeito, está ocorrendo o pregão para a contratação desses profissionais. Já agora em junho, eles vão iniciar as atividades beneficiando as crianças. Antes, passarão por uma formação específica”, explicou a secretária da Educação, Fabiana Cruvinel.

Não haverá necessidade de cadastramento. Cada criança com a necessidade especial automaticamente terá direito a esse  atendimento. “Marília mais uma vez dá o exemplo na Educação implantando esse acompanhamento às crianças portadoras de síndromes. Atualmente, ainda tramita na Câmara Federal um projeto prevendo essa obrigatoriedade para prefeituras de todo o Brasil. Com a determinação do prefeito Vinícius, Marília já está implantando de forma pioneira o sistema. A criança portadora de necessidades especiais tem direito de cursar uma escola tida como “normal”. É uma questão básica de integração social. Só que para isso, é fundamental que haja uma estrutura adequada”, finalizou.

Em junho, a Secretaria da Educação estará incrementando o projeto “Pequeno Atleta” no Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antonio. “Ele já vem está funcionando em caráter experimental desde março com alunos da Emef “Edméa Sola” com atividades esportivas, culturais e musicais,  aliás com ótimo resultado. Agora, vamos ampliá-lo. A educação integral é essencial. A meta do prefeito Vinicius é aumentar o número de alunos em período integral nas escolas e o Ginásio faz parte do planejamento”, afirmou a secretária.

Fabiana Cruvinel voltou a destacar que o Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antonio é responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação. “Por isso, há o agendamento de várias atividades coletivas. Agora em maio, serão realizados os jogos escolares da rede estadual e em outubro da rede municipal. Também a Banda Marcial Cidade de Marília passou a fazer seus ensaios no local. O planejamento prevê a utilização daquela estrutura sempre em benefício da educação e cultura”, concluiu Fabiana.

Fotos Wilson Ruiz