16 DEZ 2013
Saúde alerta população sobre medidas de prevenção contra a dengue

O período de altas temperaturas, seguido de chuvas é ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam para quatro novos casos positivos de dengue em Marília, aumentando para 26 o número de registros de casos positivos neste segundo semestre. No primeiro semestre foram 450.

De acordo com a secretaria municipal da Saúde, apesar de todo o trabalho desenvolvido no combate ao mosquito e eliminação de criadouros, controlar a proliferação do vetor não é tarefa fácil, uma vez que o principal fator de infestação se concentra nas casas, nos domicílios onde ficam os recipientes  que acumulam água e fazem com que os ovos do Aedes produzam novos mosquitos . “Temos a circulação da doença em todo o país e  isso faz com que  a gente tenha, muitas vezes, muitos casos de dengue e isso até desorganize o serviço de saúde. Cada um precisa dar uma olhada no seu quintal, na calha e, dentro do possível, inspecionar a caixa de água. Se nós não agirmos, a dengue sempre vai estar presente”, afirmou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini.

Este ano todo o Estado de São Paulo estáem alerta. Segundoo secretário da Saúde,  mais de 52 municípios  tiveram transmissão durante o inverno, o que não é comum. Por conta disso, o município se prepara e conta com a população para diminuir os criadouros e sua transmissão. “Num momento como este, de altas temperaturas é fundamental que a população fique atenta em relação à limpeza dos quintais e ao descarte de recipientes que possam acumular água. É um risco muito grande manter esses materiais nos quintais pelo fato de colaborarem com a proliferação de vetores”, destacou Travaglini.

Para o encarregado da Gestão de Trabalho da Divisão de Zoonose, Lupércio Garrido, existe uma preocupação no país por conta da possibilidade de transmissão. De acordo com ele, há vários indícios de que em 2014 haverá uma grande transmissão no estado de São Paulo e no país todo. Uma prova disso é que municípios como Bauru, Jaú, Lins estão com transmissões muito grandes. Na cidade de Santos aumentou em 2 mil por cento o número de casos de dengue do ano passado para cá . “A gente vê com preocupação e sabe que ano de 2014 é um ano de Copa do Mundo e de uma circulação muito grande de pessoas e tudo isso vem agravar”, comentou.

Na avaliação de Garrido, apesar de a dengue ser uma situação relativamente fácil de  controlar, uma vez que é só não deixar água à disposição do mosquito, o mais difícil é fazer com que as pessoas incorporem essas ações.

Em Marília os últimos casos foram registrados nos bairros Aeroporto, Costa Silva, Palmital e Alto Cafezal, o que mostra a circulação do vírus. “É impossível deixar que o mosquito entre no nosso município, mas podemos evitar que o mosquito se prolifere”, concluiu.

Foto Wilson Ruiz