05 NOV 2013
Alunos da EJA visitam museus em Taubaté

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF “Prof. Olímpio Cruz”, visitaram no último dia 3, o Museu Mazzaropi na cidade de Taubaté, interior do estado de São Paulo.

A viagem é uma das ações do Projeto: “Mazzaropi – O mundo do riso” desenvolvido ao longo do ano de 2013 pelas professoras: Roseli Querino e Soraia Padilha. O referido trabalho aborda temas relacionados ao contexto de vida interiorana, retratado nos filmes produzidos pelo ator e produtor Amácio Mazzaropi. Os trabalhos deste profissional alcançaram grande visibilidade no contexto nacional, interpretando o famoso e caricato “caboclão”, natural do interior brasileiro. Um simples caboclo entre os milhões que vivem no interior brasileiro, personagem ingênuo, com hábitos de vida simples que encantou e encanta multidões por meio de seus inúmeros filmes.

A escolha de Mazzaropi, como tema de estudos do projeto, justifica-se pelo fato de o autor adotar um suporte textual de fácil e prazerosa leitura, veiculados em filmes, músicas e enredos.

O projeto Mazzaropi tem como objetivo desenvolver um trabalho de linguagem, que leve o educando a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens; levar o aluno a análise e a compreensão das ideias do autor e buscar nos filmes elementos básicos e os efeitos de sentidos, se envolvendo e se emocionando de forma que adquiram a visão dos vários materiais portadores de mensagens presentes na comunidade em que vivem.

Na ocasião os alunos puderam conhecer ainda o Museu de História Natural de Taubaté, que possui exposição organizada em uma sequência cronológica das Eras e Períodos Geológicos, com representação de fósseis, réplicas e modelos que contam a história da evolução.