22 OUT 2013
“Sorria Marília” conscientiza a população sobre a importância da saúde bucal

A Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria da Saúde, realizou no último sábado na Praça da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) a 14ª edição do “Sorria Marília”. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal, aproveitando o Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro. O evento aconteceu das 11 às 17h e atraiu centenas de pessoas.

Na solenidade de abertura, o secretário da Saúde, Márcio Travaglini, destacou que Marília recebeu recentemente da União e do Conselho Federal de Odontologia o prêmio “Brasil Sorridente” pelos resultados obtidos com a política preventiva e curativa em saúde bucal.

Atualmente, a cidade conta com 46 equipes de odontologia com a média de 90 mil atendimentos básicos anuais gratuitamente. Além disso, são mais 10 mil atendimentos de urgência por ano nas Unidades de Pronto Atendimento Odontológico (PAs) nas zonas norte, sul e oeste, bem como 5 mil atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), como endodontia, além de manter dentistas em entidades conveniadas, como Educandário e Legião Mirim;

O responsável pela pasta ressaltou o empenho da grande equipe, formada por 60 dentistas e 40 auxiliares, por esse resultado e garantiu que o prefeito Vinícius Camarinha determinou investimentos permanentes na saúde bucal. “Além de valorizar a saúde da boca, a Prefeitura proporciona qualidade de vida à população. Isso acaba se refletindo em diminuição de custos na saúde pública. Consequentemente, teremos uma população mais sadia a um custo menor”, afirmou.

A coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município, Silvia Guillen Carneiro, lembrou também que uma equipe de profissionais atua nas escolas municipais, realizando pesquisas e levantamento sobre as condições dos alunos. “Há a aplicação de flúor e este ano o prefeito Vinícius determinou a distribuição de 19 mil kits com escova e creme dental. Temos o ensinamento de técnicas corretas de escovação e o resultado tem sido excelente”, comentou.

Silvia destacou ainda que a campanha de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de boca

O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho fez questão de lembrar que além da estrutura da saúde odontológica da rede municipal, outros setores são fundamentais na saúde pública do município como o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil), Banco de Leite Humano, Nucri (Núcleo de Comunicações e Relações Interinstitucionais), Nepem (Núcleo de Educação Permanente) e Unidade Municipal de Fonoaudiologia.

Na solenidade, houve a apresentação do coral de crianças e adolescente da secretária e Assistência social e do Procria do Centro Comunitário São Judas. A cantora Alice Lourenço interpretou o Hino Nacional.

Outro destaque foi o teatro de fantoches do Grupo de Dentistas da Região Oeste.

Acompanharam também a abertura do “Sorria Marília”, o secretário da Assistência Social, Hélio Beneti, e a vice-presidente da Câmara Municipal, Sonia Tonin.

Foto Wilson Ruiz