21 OUT 2013
“Sorria Marília” acontece neste sábado na praça da Emdurb

A secretaria municipal da Saúde promove neste sábado (19),  das 11 às 17 horas, na praça da Emdurb ( Empresa municipal de Desenvolvimento Urbano) a 14ª edição do “Sorria Marília” . O objetivo é alertar a população sobre a importância da saúde bucal, desde a prevenção até as ações curativas.

Organizado pela pasta com apoio das secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos, Obras, Educação e Cultura além da Emdurb, o  “Sorria Marília” terá diversas atividades como oficinas preventivas e educativas sobre saúde pública. Vão participar os dentistas da rede, além de profissionais do Caoim (Centro de Atendimento a Obesidade Infantil de Marília), Banco de Leite Humano, Unidade Municipal de Fonoaudiologia, Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Nepem (Núcleo de Educação Permanente).

O evento irá contar ainda com a apresentação do grupo de danças e do coral da Secretaria de Assistência Social, teatro de fantoches, personagens infantis, brinquedos infláveis e sorteio de prêmios. “Nossa meta é levar à população informações importantes sobre saúde bucal e pública. Através da educação, queremos prevenir as doenças, começando pela boca. Com a integração de todas as secretarias, nosso objetivo será plenamente atingido”, comentou o secretário da Saúde, Márcio Travaglini.

Atualmente, Marília conta 46 equipes de saúde bucal atuando em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 34 Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs) tendo atendimento totalmente gratuito à população. Há ainda o apoio das unidades de Pronto Atendimento Odontológico nas zonas norte e sul e Policlínica da zona oeste.

A Prefeitura de Marília conta também com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Endodontia além de manter dentistas em entidades conveniadas, como Educandário e Legião Mirim. Nas escolas da rede municipal os alunos da rede municipal são submetidos a um levantamento odontológico completo, começando pela aplicação de flúor gel, escovação, até ações curativas.

Brasil Sorridente – Recentemente, Marília recebeu o prêmio “Brasil Sorridente” do Conselho Federal de Odontologia por ter ficado em primeiro lugar no Estado de São Paulo e em segundo no Brasil entre os municípios com população entre 50 e 300 mil habitantes.

O prefeito Vinícius Camarinha destacou o trabalho de todos para a realização do “Sorria Marília”. “Graças ao empenho dos profissionais, Marília tem obtido ótimos resultados no Programa de Saúde Bucal. Com ações planejadas e muito bem executadas, o município é destaque no Estado e no Brasil”, destacou.

Foto Wilson Ruiz