29 JUL 2013
Prefeitura prepara Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciará no mês de agosto, as atividades da 35ª Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. A campanha, cujo alvo é a população de cães e gatos com idade superior a três meses, tem como meta imunizar 40 mil animais, número que corresponderia a 80% da população canina estimada no município.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem por meio da inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%. Apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo um grave problema de saúde pública acarretando altos custos na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. O vírus da raiva atua sobre o sistema nervoso central causando um quadro clínico característico de encefalite aguda.

O secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini ressalta a importância do retorno da vacinação: “A campanha foi suspensa em 2010, momento em que o Ministério da Saúde passava a oferecer a vacina produzida por meio de cultivo celular e ocorreram reações adversas. Após a conclusão dos estudos que comprovaram as causas dos efeitos colaterais observados, foi retomada integralmente a vacinação no país em 2012,  ”

Marília registrou o último caso de raiva urbana (canino) em setembro do ano 2000, pela variante viral III, de D. rotundus, e o último caso humano foi confirmado na década de 1950.  Durante o período em que não houve campanha (2010-2012) não foi registrado nenhum caso de raiva animal no município.  “A vacinação continua sendo uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana”, completou o secretário.

O trabalho será realizado em etapas, de acordo com o calendário de atividades da secretaria e visando a otimização dos recursos e melhor atenção à população, obedecendo à seguinte sequência:

17 DE AGOSTO: ZONAS NORTE E LESTE: (postos de vacinação a serem divulgados oportunamente).

31 DE AGOSTO: ZONAS SUL E OESTE: (postos de vacinação a serem divulgados oportunamente).

05 DE OUTUBRO: RESCALDO: (postos de vacinação a serem divulgados oportunamente – atividade visa revacinar animais que tenham tomado a vacina pela primeira vez na vida)

14 DE SETEMBRO: POSTO DE VACINAÇÃO NOS DISTRITOS: PADRE NÓBREGA – LÁCIO – ROSÁLIA.

21 DE SETEMBRO: POSTO DE VACINAÇÃO NOS DISTRITOS: AVENCAS – DIRCEU – AMADEU AMARAL

A PARTIR DE 28 DE SETEMBRO: ZONA RURAL – EQUIPES VOLANTES DEVERÃO PERCORRER AS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO AOS SÁBADOS.

Foto: Wilson Ruiz