10 JUN 2013
Administração despacha com secretaria da saúde postos que receberão melhorias

O chefe do Executivo, Vinícius Camarinha visitou três unidades de saúde: o ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Real, a USF (Unidade de Saúde da Família) do Parque dos Ipês e a Clínica Saudável que atende moradores dos bairros Jóquei Clube, Marajó e Santa Paula. “Priorizamos a saúde desde o início da nossa administração, apesar das dificuldades, investimos no básico para oferecer à população um atendimento digno e humano. É inconcebível aceitar as filas para exames e a falta de medicamentos nos postos. As visitas serviram para despachar com o secretário da Saúde e com os servidores que vivem a realidade dos postos, nossos médicos, dentistas e enfermeiros, além de conversar com a população que é atendida nas unidades”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.

Desde o lançamento do Perc (Programa Emergencial de Recuperação da Cidade) em janeiro, a administração Vinícius Camarinha/Sérgio Sobrinho realizou importantes investimentos como a contratação de 07 médicos, recuperação de dezenas de veículos com recursos próprios, aquisição de 07 veículos e 01 micro ônibus, compra de 86 itens de materiais de consumo para estoque de 90 dias, aquisição de 59 tipos de medicamentos com estoque para 60 dias, autorização para o Termo Aditivo com o Hospital Universitário para 5.333 novos exames laboratoriais, aquisição de 2.390 exames de imagem, Termo Aditivo com o Hospital Universitário para a realização de 2 mil exames de raio x no Pronto Atendimento da Zona Norte.

“Muito importante essa visita do prefeito Vinícius Camarinha, principalmente nessas unidades que atendem uma população carente e locais que em breve receberão melhorias. O prefeito não é um administrador de gabinete e ouviu diretamente da população a realidade, essa sensibilidade é fundamental para uma saúde de qualidade”, disse o secretário, Márcio Travaglini.

REFORMA – PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE/MINISTÉRIO DA SAÚDE

USF VILA REAL

Ações a serem realizadas: adequação de sanitário de usuários adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais, manutenção completa da cobertura da unidade, manutenção de toda alvenaria com nova pintura geral interna e externa de todo o prédio, substituição de portas das salas e substituição de lâmpadas.

CLINICA FAMÍLIA SAUDÁVEL JÓQUEI

AMPLIAÇÃO – PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE/MINISTÉRIO DA SAÚDE

Ações a serem realizadas: ampliação de 01 sala de reunião, 02 novos consultórios, 01 depósito de materiais e banheiro adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

USF PARQUE DOS IPÊS

CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE

Projeto de construção com 301,77metros quadrados. A unidade contará com: 01 recepção, 01 sala de espera externa e 01 sala de espera interna, banheiros para pacientes, banheiro específico para pessoas portadoras de necessidades especiais, 01 consultório de ginecologia, 01 consultório médico, 01 consultório de enfermagem, 01 consultório odontológico, 01 farmácia, 01 sala de coleta de sangue, 01 sala de nebulização, 01 sala de vacina, 01 sala de procedimentos/observação, 01 sala multiuso para educação em saúde, 01 escovódromo, 01 sala de reunião, vestiário masculino e feminino para profissionais de saúde, 01 copa, 01 sala para depósito de materiais.

A unidade será construída em terreno localizado na Rua José Cunha de Oliveira esquina com a Av. Francisco da Costa Pimentel, no Bairro Teotônio Vilela ao lado da EMEF Paulo Freire.

“Mesmo com as dificuldades, com o desvio de R$ 14 milhões da Saúde, no governo passado, estamos mantendo nossas obrigações em dia. A Prefeitura passa pela maior crise da sua história com uma dívida que ultrapassa R$ 200 milhões e um déficit mensal de R$ 15 milhões, uma herança maldita dos últimos quatro anos, porém, nosso governo tem buscado parcerias e recursos, já estive com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha solicitando investimentos na rede municipal”, revelou Vinícius.

Na audiência em Brasília, o prefeito pediu ao ministro: parceria para a realização de mais de 20 obras de reformas e ampliações nas unidades básicas de saúde (UBS) e programas voltados às famílias (USF), com melhorias estruturais, o término da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, obra que deveria ter sido inaugurada em dezembro de 2011 e originalmente orçada em mais de R$ 3 milhões.

Fotos: Wilson Ruiz