17 MAI 2019
Prefeito Daniel participa das discussões do Plano Municipal de Educação

Marília aumenta investimentos e melhora a qualidade do gasto público no setor

Prefeito Daniel Alonso participou, na manhã desta sexta-feira (17), da apresentação do relatório de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Marília. A solenidade aconteceu em meio a destaques positivos na área. Esta semana o município revelou aumento da qualidade, com economia de cerca de R$ 2 milhões, em apenas um ano e três meses, após o início da entrega dos alimentos diretamente nas escolas.

O secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, e o prefeito Daniel receberam autoridades da área, representantes do ensino superior, educadores que trabalham na pasta e populares que ajudaram a construir e atualizar o Plano Municipal de Educação.

Sancionado em 2015, após estudos de dois anos, o plano teve sua revisão aprovada pela Câmara Municipal em fevereiro de 2019. O evento desta sexta-feira teve como objetivo apresentar essas alterações e comparar as metas com as realizações.

“Estamos vivendo um momento muito delicado da Educação em nosso país e, felizmente, graças ao trabalho sério da nossa equipe e ao esforço de gestão, Marília está na contramão dessa crise toda. Temos excelentes notícias nessa área”, disse Daniel Alonso.

O prefeito anunciou, ao lado do titular da pasta, mais três novas escolas para a cidade: instalação imediata da Emei Clara Luz (Maracá/Montana), que começa a funcionar na terça-feira (21); reconstrução da Emei Pedacinho do Céu (Jóquei Clube) e construção da Emei Professora “Sofia Teixeira Barbosa”, também para atender o Maracá/Montana.

RECONHECIMENTO

O evento teve momento lúdico cultural com a apresentação de alunos da Emef Professora “Nicácia Garcia Gil”. São crianças que participam do Projeto “Palavra Cantada”, que implantou em Marília método de aprendizagem com musicalização.

Para a professora Cláudia Pereira de Pádua Sabia, doutora em Educação pela Unesp Marília e representante da instituição no evento, as iniciativas do Conselho Municipal da Educação, que envolvem também o Plano, precisam ser valorizadas.

“Quem melhor que a população para nos apontar o que deve ser feito? Por isso a importância de todos participarem da Conferência Municipal da Educação, acompanhar o Conselho e ajudar a escrever e reescrever documentos como esse, que são norteadores”, disse a educadora.

O Plano Municipal de Educação, conforme destacou o secretário Helter, foi um documento escrito a muitas mãos. “Começamos lá atrás, ouvindo as pessoas nos bairros, aprimorando as propostas junto com todos. Hoje é um momento de revisitar esses objetivos”, disse.

A solenidade foi prestigiada ainda pelos secretários municipais Bruno de Oliveira Nunes (Planejamento Econômico) e José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano); a dirigente regional de ensino, Cilmara Carreiro Piza; a vereadora professora Daniela; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Mary Hebling de Lima, entre outras autoridades.

A apresentação do Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Marília teve apoio da Faculdade Brasil, que oferta o curso de graduação em Pedagogia, entre as opções de formação.

Fotos: Mauro Abreu

17/05/2019
Prefeito Daniel participa das discussões do Plano Municipal de Educação
Fotos da Notícia: Prefeito Daniel participa das discussões do Plano Municipal de Educação