24 MAI 2013
PROJETOS
Prefeitura retoma obras de ampliação e reforma em UBSs e USFs

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, garantiu por meio da parceria com o governo Federal,a retomada de obras de ampliação e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) que estavam paradas e sem recursos disponíveis. O anúncio foi feito pelo responsável pela pasta, Márcio Travaglini. As obras deverão ser iniciadas ainda este ano.

No total vão ser seis ampliações e cinco reformas. A retomada desses projetos paralisados desde a gestão passada foi garantida a partir de conversa, em Brasília, entre o Prefeito Vinícius Camarinha e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última semana.

As reformas incluem adequação de sanitários, recuperação de telhados e consertos referentes a infiltrações. Serão contempladas com as obras as Unidades de Saúde da Família da Vila Barros, Figueirinha, Vila Real, Jânio Quadros e Policlínica. Investimento total de R$ 477.175,19.

Também serão ampliadas as Unidades de Saúde da Família Jóquei Clube, Anis Badra, Padre Nóbrega e Unidades Básicas de Saúde São Miguel, Planalto e Alto Cafezal. Investimento de R$ 648.665,00.

A ordem de serviço deverá ser assinada nos próximos dias, para que se começe o processo de licitação e as obras sejam iniciadas no mais tardar em setembro ou outubro deste ano, através de uma parceria entre o município e o Ministério da Saúde.

Foram selecionadas pelo Ministério da Saúde as unidades instaladas em prédio próprio que substituam unidades alugadas, pela disponibilidade de terreno, que tenham projeto arquitetônico prévio, que estejam sobre ação do Ministério Público Federal desde a gestão anterior pela precariedade no atendimento e que estejam condicionadas ao orçamento do município. As unidades que não foram contempladas deverão ser avaliadas a partir de propostas de adequação às necessidades físicas.

2014 – Além disso, já foram solicitados junto ao MS e estão aguardando autorização junto ao Ministério da Saúde, recursos para construção de 11 UBS, duas ampliações e 13 reformas a serem executados em 2014.

Também foram pleiteadas para o ano que vem a construção de USFs no Jardim América IV, Jardim Cavalari, Julieta e Jardim Marília. Projeta-se inclusive a construção de uma clínica com três equipes para o Jardim Santa Antonieta e Jardim Santa Antonieta e outra para duas equipes para o Jardim Santa Paula e Marajó, além de novas unidades para atender o Núcleo Fernando Mauro, Jardim Natal e o Distrito de Lácio. Obras de ampliação pleiteadas para 2014: UBS Chico Mendes e USF Campo Belo.

Obras de reformas pleiteadas para 2014-2015: Unidade Básica de Saúde Costa e Silva, JK, Nova Marília, São Judas, Castelo Branco e Bandeirantes e as Unidades de Saúde da Família de Avencas, Amadeu Amaral, Vila Jardim Altaneira, Rosália, Novo Horizonte, Aeroporto, Marajó e Três Lagos.

Conforme destacou o prefeito Vinícius Camarinha investimentos na área da Saúde são prioridades do governo. “O primeiro programa emergencial de recuperação da cidade foi voltado para esta área. A nossa preocupação é melhorar cada vez  o atendimento oferecido a toda população”, frisou.

Foto Wilson Ruiz