15 MAI 2013
Saúde alerta para vacinação contra a gripe em crianças

Diante do baixo índice de cobertura vacinal, que atingiu apenas 25% das crianças, a Secretaria Municipal da Saúde alerta pais e mães sobre a importância da vacinação contra a gripe influenza H1N1 em crianças de seis meses a dois anos de idade.

“O índice reflete a realidade nacional, uma vez que o temor da população se deve ao mito de a vacina provocar a gripe nas crianças, o que não é verdade. Como a vacina é preparada com partículas do vírus, não com ele vivo, é impossível ocorrer essa transmissão. Geralmente, as reações são benignas. Segundo os médicos pediatras, a criança vacinada tem proteção por um ano contra as complicações da gripe, como pneumonia”, afirmou a supervisora da Vigilância epidemiológica, Rachel Santana.

Segundo ela a meta de cobertura vacinal nos trabalhadores da saúde já foi atingida. Já nos idosos, com mais de 60 anos, o índice chega a 75%; nas gestantes 65% e nas mulheres que deram a luz em até 45 dias, 90%. Por outro lado, foram vacinados cerca de 15 mil pacientes com doenças crônicas, com apresentação da prescrição médica.

A supervisora orienta para que as pessoas sejam vacinadas o mais breve possível, uma vez que a vacina dá a imunidade 15 dias depois da aplicação. “Com a chegada do inverno, aumenta a incidência das doenças respiratórias. Com isso, o risco de complicações é maior, como por exemplo, a pneumonia”, explicou. A campanha de vacinação foi prorrogada até esta sexta-feira, dia 17.

Assessoria de imprensa