24 ABR 2013
Prefeitura promove 3º Encontro Regional de Cipeiros em Marília

O objetivo do evento é integrar, capacitar e promover discussões sobre a atuação dos cipeiros e pessoas interessadas no tema Saúde do Trabalhador.

Durante o encontro vão ser realizadas palestras sobre os temas Previdência Social: Regimes Próprio e Geral, ministrada pelo Conselheiro da Junta de Recursos Fiscais da Previdência Social em Brasília, Delúbio Gomes Pereira da Silva; Trabalho em equipe e comunicação, dissertada por Tânia Peregrina Rodrigues e Vanessa Daniela Meneguelli Danati; Assédio Moral, suas conseqüências e como tratá-las, com o Deputado Antônio Mentor e Valorização dos cipeiros, ministrada por cipeiros e empresas públicas e privadas.

Segundo destacou a coordenadora do evento, Maria Aparecida Cidrão, o encontro é uma ótima oportunidade de a população participar de um debate sobre um tema tão importante. “Dia 28 é comemorado o Dia da Saúde do Trabalhador. Por ano, no mundo, as doenças do trabalho matam cerca de R$ 2 milhões de pessoas. A prevenção é o melhor caminho”, frisou.

Levantamento apresentado pelo Centro de Referência em saúde do Trabalhador regional Marília mostra que em 2012, segundo a análise do banco de dados da  Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho (Finat) foram registrados 2.468 acidentes no trabalho ou doenças decorrentes de atividades laborais. Os dados mostram que o sexo masculino é predominantemente mais afetado representando 73,7% dos casos notificados. Embora haja um aumento dos casos envolvendo mulheres, eles representaram apenas 26,3%.

Dos acidentes de trabalho ocorridos no município de Marília no ano de 2012, 76,9% foram acidentes típicos, 19,5% acidentes de trajeto e 3,6% doenças ocupacionais. A faixa etária mais acometida é de adultos jovens entre 20-29 anos e o ramo de atividade que mais causa agravos à saúde do trabalhador no município é o de Indústrias de Transformação estando inserido neste o ramo de fabricação de produtos alimentícios.  Com relação à gravidade, 1.532 casos foram classificados como leves, 683 moderados, 247 graves e 06 fatais.