10 ABR 2013
Prefeitura assina convênios com entidades assistenciais

Cerca de R$2,8 mil vão ser destinados às entidades assistenciais de Marília, através da Prefeitura Municipal, por meio de parceria firmada com os governos Federal e Estadual e contrapartida do município. Os convênios foram assinados ontem pela manhã, no auditório da Prefeitura, pelo chefe do Executivo, Vinícius Camarinha e por representantes das entidades beneficiadas.

Foram contempladas: Casa do Caminho, Cacam, Lar São Vicente de Paula, Associação Filantrópica, Fumares, Apae, São Judas Tadeu, Adevimari, Eurípides Barsanulfo e pela primeira vez, Fundação Mansão Ismael.

Presente na solenidade, o secretário municipal de Assistência Social, Hélio Benetti destacou a importância do convênio para o bom andamento das entidades que prestam serviço aos idosos e às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Um ato como esse, num momento em que o novo governo completa 100 dias é muito importante. Com isso, a administração vai colocando em prática um de seus principais pilares, que é a atenção à questão social, buscando valorizar a dignidade humana e resgatar sua capacidade produtiva”, salientou.

Levantamento apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que pela primeira vez na história o número de idosos com idade superior a 65 anos superou o de crianças na faixa de zero a três anos.

Para o diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), unidade Marília, Wladir Buim Júnior, essa realidade aponta para a necessidade de um trabalho voltado aos idosos. “Só tenho que parabenizar a atual administração por essa visão de vanguarda, realizando hoje um trabalho que atenderá também uma demanda futura”, frisou.

Para o prefeito Vinícius Camarinha a parceria com as esferas estadual e federal é de fundamental importância para que a administração consiga superar os desafios e atender as necessidades das entidades. “O nosso governo terá uma participação efetiva junto às entidades, ouvindo suas demandas e atendendo no que for possível. O pode público tem que apoiar os que mais precisam. Essa união com os governos, secretarias, conselho e com a sociedade civil é essencial e renderá excelentes resultados”, concluiu.

Dentro das ações voltadas à assistência ao idoso, está a instalação de espaços de convivência. O Centro Dia do Idoso, que será construído na zona Norte em uma área de400 metros quadradosjá está em fase de licitação. Uma segunda unidade, com500 metros quadrados, está em estudo e deverá atender a população da zona Sul.

Entidades – Para o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marília (Apae), Pedro Figueira, o repasse financeiro é de suma importância para a manutenção dos trabalhos. “Nenhuma entidade funciona sem esses convênios e com a Apae não é diferente. A demanda sempre aumenta e o recurso não acompanha. Com certeza esse repasse dá um certo alívio para a entidade. Sem esse apoio não teríamos como atender”, ressaltou.

Conforme afirmou a presidente da Casa do Caminho, Marisa Castro, toda ajuda é bem vinda e o repasse do poder público é fundamental para o bom andamento do serviço prestado e para ampliação do trabalho. “Esse é um recurso que vem no momento certo, vamos investir na contratação de mais cuidadores e de médicos para atender os nossos idosos que precisam de uma assistência maior”, disse.

Fotos Wilson Ruiz

Noticia secretaria-municipal-da-assistencia-social-confirma-participacao-dos-participantes-do
01 ABR 2024 - 16h20
Noticia 2-feira-da-empregabilidade-de-marilia-que-acontece-nesta-4-feira-dia-27-tem-600