08 ABR 2013
Saúde tem meta de vacinar 55 mil pessoas contra a gripe em Marília

“Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Esse o lema da campanha de vacinação contra a doença a ser realizada entre 15 e 26 de abril. Em Marília, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a população alvo é de 55 mil pessoas. “Esperamos pelo menos vacinar 80% desse público. É preciso destacar que a vacina é produzida por vírus fragmentados mortos e não provoca a gripe. Os números mostram redução de até 50% nas mortes provocadas por complicações da doença”, explicou Rachel Ramires, Supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

A vacina é contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B. A novidade neste ano será a inclusão de mulheres com até 45 dias após o parto no grupo prioritário. O objetivo é a proteção de mães e bebês. Gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de 6 meses e menores de dois anos, pessoas privadas de liberdade, profissionais da saúde e doentes crônicos vão completar o grupo.

As pessoas com doenças crônicas são aquelas portadoras de doenças respiratórias, cardíacas, renal, hepáticas, neurológicas e diabetes, além das obesas e transplantadas. Esses pacientes, para receber a dose, terão de apresentar prescrição médica.

Em Marília, a meta é vacinar cerca de 30 mil pessoas com mais de 60 anos, 14.400 com doenças crônicas, 3.900 funcionários da saúde, 2.200 gestantes e 360 mulheres após o parto. Os detentos terão um planejamento específico de cobertura vacinal.

No sábado, 20 de abril, haverá o dia “D”, com o funcionamento das Unidades de Saúde para essa finalidade, das 8 às 17 horas. A vacina será também aplicada nos postos volantes instalados nos supermercados Tauste Norte e Sul, Confiança, Maxxi e Walmart. “É importante que as pessoas levem a caderneta de vacinação para a atualização, se houver necessidade. A meta é preventiva, uma vez que no outono-inverno há aumento da incidência da gripe, completou Rachel.

Os sintomas principais da doença são febre alta, tosse prolongada e dores pelo corpo.