04 FEV 2013
Bombeiros e prefeitura vão fiscalizar 70 casas noturnas e bares até final do mês

A prefeitura, através da secretaria de Serviços Urbanos, e o Corpo de Bombeiros, iniciaram ontem as fiscalizações de casas noturnas e pontos de grande aglomeração em Marília. Objetivo é garantir o cumprimento do projeto de incêndio de todos os locais. Serão visitados 70 pontos até o final do mês de fevereiro.

O prefeito Vinícius Camarinha, acompanhado de equipe das secretarias e do Comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel, José Eduardo Zampieri, estiveram na tarde de ontem na casa noturna Unik para demonstração dos quesitos de segurança. A casa noturna foi escolhida porque é uma das que apresentam todos os quesitos de segurança.

No local foi demonstrado passo a passo, todos os itens de segurança que devem constar nos ambientes para evitar incêndios. Nas saídas de emergência, segundo ressaltou o tenente, as portas devem conter barras antipânico.

“O número de saídas depende do tamanho da casa. São calculadas quantas pessoas comporta a casa e assim definido o número suficiente de saída para evacuação no caso de um incêndio”, explica.

O hidrante deve estar instalado perto da saída, próximo a um alarme que possa ser acionado, no máximo cinco metros de distância.

“Inclusive é necessário que as pessoas que ali trabalham na segurança sejam treinadas para enfrentar situações de risco como essas”, lembra.

As saídas não podem fazer um corredor paralelo à rua, deve ser perpendicular para que o fluxo seja viável. A cada 20 metros de casa, é obrigatório haver um extintor, além de a mangueira do hidrante ser suficiente para cobrir o espaço. Para o alarme, o espaço entre um e outro é de 30 metros. A iluminação também é requisito, tanto a que ilumina o local por bateria ou gerador ou a de sinalização com placas refletivas. As escadas também devem seguir padrões ideiais para que o fluxo em caso de incêndio ocorra, tal como a instalação de adesivos antiderrapantes.

“No caso de uma escada com 2,2 metros de altura, é necessário ter corrimãos dos dois lados e um intermediário”, acrescenta.

O prefeito lamentou a tragédia ocorrida no último sábado (26) em Santa Maria e disse que o trabalho de fiscalização foi intensificado para garantir que as casas noturnas em Marília e locais de grande aglomeração estejam seguros para receber clientes. “Serão fiscalizados buffets, bares, supermercados, casas noturnas e tudo que tenha frequência de um grande número de pessoas”, garante.

Fiscalização eletrônica poderá agilizar controle

Um trabalho em conjunto do Corpo de Bombeiros e da equipe de fiscalização da prefeitura da secretaria de Serviços Urbanos poderá modernizar o trabalho de controle das regularidades das empresas e estabelecimentos nos próximos meses. Isso porque, segundo explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Renato Carbonari, em reunião realizada ontem foi definido que o Corpo de Bombeiros passará a fiscalizar estabelecimentos e todas as informações obtidas serão transmitidas à secretaria de serviço urbano, competente para cobrar proprietários. “Inicialmente não é feita eletronicamente, mas pretendemos fazer o trabalho ser um só, porque nem isso ocorria. Enquanto o fiscal de postura faz a parte burocrática, sabendo dos vencimentos de prazo, o Corpo de Bombeiro irá visitar o local e checar o que está faltando”, explica. Especificamente neste período de cerca de 30 dias, equipe operacional do Corpo de Bombeiros visitará 70 locais para checar regularidade.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Avelino dos Santos Modelli, apesar da lei não exigir uma fiscalização rígida, a pasta se encarrega de solicitar a renovação do projeto de incêndio tal como itens ligados ao alvará para que o funcionamento continue permitido. Com essa preocupação voltada sobre esses estabelecimentos, o trabalho em equipe ao Corpo de Bombeiros será mais fácil. “Nossa intenção é aperfeiçoar a lei, utilizando daquilo que podemos fazer para garantir a segurança da população”, diz. Nos últimos anos, segundo ele, mais de cinco locais foram interditados por falta de melhorias no projeto de incêndio.