04 FEV 2013
Campanha do sangue tem até agora quase 200 doações

Termina ao meio dia deste sábado, dia 3, a campanha de doação de sangue do Fundo Social de Solidariedade e do Hemocentro de Marília. Até agora, em dois dias, ocorreram 178 doações, sendo 109 na quinta-feira, data de abertura da campanha.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Lucimara Faustino Custódio o objetivo está sendo atingido. “Marília precisa de pelo menos 60 doações diárias. A campanha tem sido muito importante para que não haja suspensão de procedimentos cirúrgicos em razão do déficit. Nossa maior preocupação é a limitação dos tipos A e O negativo”, explicou Lucimara.

Segundo a presidente do Fundo, Paula Almeida essa é uma campanha de emergência diante do nível crítico do estoque. “No período do Carnaval, cresce o índice de acidentes de trânsito, sendo necessário melhorar o abastecimento do Hemocentro. Nossa meta é o envolvimento permanente nas campanhas de doações a partir de agora”, afirmou.

Ela destaca que nesse sábado o grupo “Bagunça do Circo”, aproveitando a abertura oficial do Carnaval em Marília fará um trabalho especial para atrair doadores.

“Haverá um posto volante na região central durante o desfile e acredito que será o melhor dia de coleta”, destacou Paula.

A doação é possível por pessoas entre 18 e 67 anos, sendo que na faixa etária de 16 e 17 exige-se um representante legal. O doador precisa ter pelo menos 50 quilos e estar bem alimentado.

De forma unânime, os médicos de Marília elogiaram a iniciativa da presidente do Fundo Social. “Parabenizo a presidente Paula pelo comando dessa campanha. Sangue não se fabrica e por isso o estímulo para as doações está sendo fundamental para melhorar o estoque de bolsas do Hemocentro e com isso evitar problemas nos hospitais. Parabéns aos doadores”, afirmou o cirurgião cardíaco da Santa Casa de Marília, Rubens Tofano de Barros.