16 MAI 2019
EDUCAÇÃO
Prefeitura já economizou R$ 2 milhões com novo sistema de entrega de merenda. Diretores, servidores e pais comemoram mudança

Com a mudança, os gêneros alimentícios passaram a ser entregues na própria unidade escolar

O prefeito Daniel Alonso comemorou os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Educação com relação à entrega ponto a ponto da merenda nas unidades escolares. A mudança foi realizada há um ano e três meses e regularizou a merenda escolar na rede municipal de Ensino. Só nesse período foram economizados cerca de R$ 2 milhões com a otimização dos alimentos.

A ideia foi implantada em fevereiro de 2018 junto com o secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, fazendo com que o recebimento, o manuseio e o armazenamento dos alimentos por parte dos atendentes de escolas (merendeiros) fossem otimizados e economizados.

O cálculo dessa economia foi realizado baseado no rendimento de alimentos que a entrega ponto a ponto proporciona. Até o final do governo Daniel Alonso serão economizados cerca de R$ 2,5 milhões, gerando um total de R$ 4,5 milhões nos três anos pós mudança.

Com a mudança, os gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar, principalmente a carne, passaram a ser entregues semanalmente pelo fornecedor na própria escola, sem passar pela Divisão de Alimentação Escolar (Cozinha Piloto).

“Podemos dizer que a merenda escolar servida nas escolas municipais está regularizada e é de grande qualidade. Hoje temos uma grande variedade, inclusive de carnes. Além da carne bovina e de frango, incluímos também a carne suína e de peixe. A merenda é de ótima qualidade e com esse novo método as escolas recebem os alimentos de forma regular e precisa. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a nossa educação e a merenda é com certeza fundamental no processo ensino-aprendizagem”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Bochi, afirmou que a entrega ponto a ponto era prioridade do município. “Decidimos implantar esse novo método, pois entendemos que poderíamos fazer essa entrega direta do fornecedor para as escolas. E hoje, vendo as escolas, está funcionando muito bem, deixando diretores, servidores e pais de alunos plenamente satisfeitos.”

Este novo tipo de entrega teve o apoio total do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), como explica a presidente do órgão, Patrícia Felicíssimo Pereira. “O CAE está de pleno acordo com a entrega ponto a ponto, que facilitou as questões de recebimento, armazenamento e manuseio, principalmente da carne, que agora já vem em cubos e embalada pelo próprio fornecedor, não havendo risco de contaminação. Só temos que parabenizar a iniciativa da administração, pois desta forma a escola já recebe a quantidade apropriada para o consumo naquela unidade escolar.”

A preocupação com a qualidade da merenda é constante no CAE. “Atualmente a qualidade da merenda escolar é muito boa. Recentemente foram incluídos mais hortifrutis e as carnes suína e de peixe. Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e estamos fazendo reuniões periódicas com a equipe da Divisão de Alimentos, equipe de nutricionistas e com a própria secretaria com objetivo de continuar fazendo os ajustes necessários no cardápio. A secretaria tem nos dado abertura e apoio para o desenvolvimento do nosso trabalho, com objetivo de sempre melhorar o cardápio e o próprio atendimento ao aluno”, afirmou a presidente do CAE.

O órgão é formado por 14 membros, sendo sete titulares e sete suplentes. A composição conta com representantes de professores, da Secretaria Municipal da Educação, da Câmara Municipal, de pais de alunos e da sociedade civil organizada.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa