13 MAI 2019
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO

4ª edição do evento no país terá 85 cidades participantes. Em Marília acontecerá em três locais

Marília vai participar pela segunda vez do Festival Pint of Science, que este ano acontecerá em 24 países, sendo que o Brasil é o campeão com 85 cidades participantes, no período de 20 a 22 de maio. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês e por aí vai.

Com apoio institucional da Prefeitura de Marília, o evento será realizado simultaneamente na cidade em três locais: 515 Pizza & Grill-Bar, Cupim Bar e Restaurante e Cachaçaria Água Doce (ver programação completa abaixo).

Em Marília, a coordenação geral será do professor Fábio Navarro, do Univem, que destacou a importância do evento. “O principal objetivo do Pint of Science é trazer a ciência para o público em geral, de uma forma descontraída e gratuita. No ano passado tivemos uma média de 150 pessoas, mas este ano esperamos que mais de 200 pessoas passem pelos locais durante os três dias.”

O Pint of Science cresceu exponencialmente. A fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar! Sim, o bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a Ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade.

O objetivo do festival é este: derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.

A organização é complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional de 10 pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o festival.

São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com na área científica das melhores Universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e suas novas descobertas.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação do festival em Marília, com entrada gratuita a todos os interessados:

– No 515 Pizza & Grill-Bar (rua Antônio Galina, 250): Dia 20 (segunda-feira), às 20h, tema: Computação e informação salvando vidas!, com Leonardo Botega (doutor em Ciência da Computação e docente Unesp/Univem); dia 21 (terça-feira), às 20h, tema: Como combater incêndio com 0 e 1, com Gustavo Marttos (mestrando Unesp/graduação Univem); e dia 22 (quarta-feira), às 20hj, tema: 50 anos da chegada do homem à lua, com Ivan Lima (Pós doutor pela Agência Espacial Americana – Nasa).

– No Cupim Bar e Restaurante (avenida Presidente Roosevelt, 04): Dia 20 (segunda-feira), às 20h, tema: Privacidade, ainda tenho isso na internet?, com Caio Coneglian (doutorando Unesp/Professor Univem); dia 21 (terça-feira), às 21h, tema Crescimento e oportunidades para as mulheres na TI, com Monique Altero (embaixadora do movimento She++ Univem/Universidade de Stanford) e Raquel Sanches (Profª. Dra. e pró-reitora de graduação do Univem); e dia 22 (quarta-feira), às 20h, tema: Como a tecnologia vai te ajudar a conversar com seu médico, com Pedro (mestrando Famema).

Na Cachaçaria Água Doce (avenida Sampaio Vidal, 115A): Dia 20 (segunda-feira), as 20h, tema: Vovó estava certa: como esse brócolis, menino!, com Marcela Tsuboy (pós-doutora em Ciências Biológicas/Ufscar); dia 21 (terça-feira), às 20h, tema: Tecnologia para uma sociedade mais segura, com Valdir Jr (mestrando Unesp/graduação Univem); e dia 22 (quarta-feira), às 21h, tema: E aí! Vamos abrir uma Startup?, com Fábio Dacêncio (doutor em Engenharia Elétrica USP e docente coordenador Univem).

Fotos: Leonardo Castro Botega (evento de 2018)

13/05/2019
Fotos da Notícia: Marília vai participar pela segunda vez do Festival Pint of Science de 20 a 22 de maio