10 MAI 2019
SAÚDE
Marília atinge 100% da meta do Ministério da Saúde nas quatro principais vacinas

Em 2018 a cidade ultrapassou a cobertura mínima exigida na Pneumo 10, Pentavalente, Pólio e Tríplice Viral e cumpriu totalidade do Sispacto

Resultado do Sispacto (Pactuação Interfederativa de Indicadores) de 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde, aponta que Marília cumpriu 100% da meta federal de vacinação. A informação foi comemorada pela Vigilância Epidemiológica e rede municipal de saúde de Marília.

A cidade ultrapassou a cobertura mínima exigida (95%) na Pneumo 10 (2ª dose), Pentavalente e Pólio (3ª dose) e Tríplice Viral. Embora todas as vacinas do calendário sejam importantes, o indicador considera as quatro como principais aplicadas nas crianças.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, comemorou o resultado e atribuiu o êxito à Vigilância Epidemiológica (sala central de vacina), Núcleo de Informação e a toda a rede básica, que diariamente realizada a conferência da caderneta de vacinação e está ainda mais cautelosa no correto lançamento dos dados no sistema do Ministério da Saúde.

“Nossas equipes fazem um trabalho maravilhoso também nessa área. É feita busca ativa de crianças, conscientização dos pais, temos parcerias com hospitais e maternidades, divulgamos nas escolas. A vacina é uma proteção fundamental às futuras gerações”, disse o secretário.

SISPACTO

Para que o município possa superar a meta do Sispacto não basta aplicar a vacina. Cada dose administrada tem que ser lançada no sistema de informação do Ministério da Saúde (SI-PNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).

A Secretaria da Saúde de Marília superou fragilidades do passado, quando o lançamento de dados era mais vulnerável por falta de padronização no trabalho e informatização.

A enfermeira Alessandra Mosquini Arrigoni, supervisora da Vigilância Epidemiológica, explica que cada uma das quatro vacinas corresponde a 25% do indicador do Sispacto. Se o município atinge 95% apenas em duas, por exemplo, cumpre apenas metade da meta.

HISTÓRICO

Em 2013 Marília não atingiu o mínimo preconizado em nenhuma das quatro vacinas do Sispacto. Já no ano seguinte, teve cobertura de 95% em todas, cumprindo 100%. Em 2015 e 2016 voltou a ficar abaixo do preconizado nas quatro vacinas que compõe o indicador.

A recuperação começou em 2017, quando a cidade bateu meta em uma das vacinas do Sispacto. O relatório de 2018 já apresenta as quatro principais acima dos 95%.

“Agradecemos o empenho das equipes por cumprirem a responsabilidade em alimentar o SI-PNI de forma correta e em tempo oportuno. E pelas buscas dos faltosos e acesso facilitado à vacinação. A luta não acabou. A proposta para 2019 é melhorar ainda mais este índice vacinal”, disse Renata Placido responsável pela programa de imunização do Município.