06 FEV 2020
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março
Dia D (mobilização nacional) está marcado para 15 de fevereiro. Público alvo será de 5 a 19 anos de idade

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, será realizada em todo o país entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março, tendo como público alvo crianças a partir de 5 anos até jovens de 19 anos.

O Dia D (Dia de Mobilização Nacional) vai acontecer no dia 15 de fevereiro, um sábado, quando todas as unidades de saúde de Marília estarão abertas das 8h às 17h. Haverá uma solenidade às 9h na UBS Cascata, que fica na rua Cláudio Manoel da Costa, 31, na zona leste da cidade.

O objetivo da campanha, de acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Renata Rodrigues Plácido, é a proteção da população contra o sarampo, possibilitando a interrupção da circulação do vírus.

“Esta será uma campanha seletiva, ou seja, para atualização da carteirinha. Será específica de sarampo, sendo que na hora será avaliada a carteirinha de vacinação. Caso a pessoa na faixa etária de 5 a 19 anos já tenha recebido as duas doses da imunização contra o sarampo, não será vacinada novamente”, disse Renata Plácido.

O Ministério da Saúde, conforme o calendário nacional, prevê a aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

“Ao chegar à unidade mais próxima de sua residência, a pessoa apresentará a carteirinha de quem teoricamente for receber a vacina e, após a análise, será vacinada ou não. Quem já tomou a vacina com um ano e o reforço com um ano e três meses já está imunizado”, afirmou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização.

Marília conta atualmente com 51 unidades, sendo 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 39 USFs (Unidades de Saúde da Família). A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que a população procure a unidade mais próxima da residência, levando a carteirinha de vacinação e o cartão SUS da pessoa, facilitando assim o atendimento.