07 FEV 2020
PARCERIAS
Após conquista, Chefe do Executivo vistoria obras de duas passarelas na Zona Norte

O prefeito Daniel Alonso vistoriou na manhã desta quinta-feira, dia 6, as obras de implantação de duas passarelas de pedestres no trecho urbano de Marília, ao longo da rodovia SP-333 (Dona Leonor Mendes de Barros) na zona norte de Marília. O chefe do Executivo foi acompanhado pelos vereadores Cícero do Ceasa e João do Bar.

A Entrevias Concessionária de Rodovias responsável pela obra deu início à construção das duas primeiras, sendo uma na altura do quilômetro 324,4 (próximo à avenida Guiomar Novaes) e a outra na altura do quilômetro 326,6, próximo à faculdade FAIP.

A implantação da terceira passarela, prevista para o quilômetro 333,4, nas proximidades da Unimar (Universidade de Marília), terá início assim que o respectivo projeto executivo for aprovado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

O prefeito Daniel Alonso parabenizou a Entrevias por mais essa melhoria na SP-333. “Estas passarelas serão fundamentais para garantir mais segurança aos pedestres na travessia. A Entrevias já realizou diversas melhorias no trecho, inclusive com a duplicação, e continua avançando, priorizando a proteção à vida. A implantação dessas passarelas era uma reivindicação antiga dos moradores da zona norte de Marília.”

Os trabalhos se concentram nesse momento na perfuração de estacas/fundação para a construção de passarelas, no km 324, às margens da rodovia. Neste primeiro momento não há previsão/necessidade de interdição de rodovia. A montagem parcial será feira pelo fornecedor.

A definição dos locais nos quais serão instalados os dispositivos de travessia resultou de um estudo realizado no início do período de concessão, por uma empresa especializada que conduziu contagens de fluxo de pedestres, pesquisas de origem e destino, e identificou a presença de polos geradores de travessias, como escolas, postos de saúde, indústrias e estabelecimentos comerciais. Na sequência foram desenvolvidos e apresentados à Artesp os projetos funcionais e executivos, com a agência aprovando a instalação das duas primeiras passarelas em novembro de 2019.

As obras de arte seguirão os padrões técnicos exigidos, incluindo iluminação, tela de proteção lateral, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e dispositivos de bloqueio no canteiro central da rodovia, de modo a canalizar os fluxos de pedestres para as passarelas.

O gerente de Obras e Conservação da Entrevias, Eugênio Santos, destacou a importância da obra. “A responsabilidade para um trânsito mais seguro é de todos. Não só motoristas precisam ficar atentos, mas pedestres também precisam adotar um comportamento seguro para evitar acidentes. Priorizar a travessia pela passarela é o meio realmente seguro para cruzar a rodovia."

A entrega das duas primeiras passarelas deverá se iniciar em março de 2020 e se concluir até o final de julho. As passarelas serão construídas em estrutura metálica pré-fabricada e receberão iluminação apropriada e tela de proteção lateral.

Fotos: Julio De Carlis