10 MAI 2019
PARCERIAS

Foram dois encontros realizados na quinta-feira com representantes dos poderes Executivo e Legislativo e da PM

Representantes da Prefeitura de Marília, da Câmara Municipal e da Polícia Militar estiveram reunidos nesta quinta-feira, com o objetivo de traçar ações conjuntas para o enfrentamento de pessoas em situação de rua.

Foram dois encontros, sendo um na sede do 9º BPM (Batalhão da Polícia Militar), que contou com o comando da PM e com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi; e com a assessora da secretaria, Zileide Bernardo; e outro na sala da Presidência da Câmara, com a presença dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), João do Bar, Evandro Galete e Wilson Damasceno.

“Duas reuniões positivas, pois precisamos trabalhar de forma conjunta para enfrentarmos esta situação, que é uma preocupação constante em todos os municípios. Foram encontros proveitosos e tenho certeza que conseguiremos melhorar bastante a situação”, afirmou Wania Lombardi.

A secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social presta serviço de abordagem diariamente com pessoas em situação de rua na tentativa de levá-los ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) ou Casa de Passagem, localizada na Rua Sargento Ananias de Oliveira, 541.

Somente em abril do ano passado, o Centro Pop realizou 165 atendimentos e, no mesmo mês deste ano, caiu para 124 atendimentos.

No Centro Pop eles podem tomar banho e recebem um vale para almoçar no Restaurante Bom Prato e recebem roupas, além da oportunidade de voltar para o município de origem ou de participar de oficinas.

Já a Casa de Passagem tem capacidade­­­­­ 50 pessoas e acolheu no ano passado, em média, 35 pessoas por noite.

Para a coordenadora do Centro Pop, Adriana Gratão, “o número de pessoas atendidas diminuiu, passando de 178 pessoas em março deste ano para 124 em abril que passaram por aqui. Já no Serviço de Abordagem Social este número passou de 80 para 77 pessoas abordadas pela equipe”.

O perfil da pessoa em situação de rua, segundo a secretária Wania Lombardi, mudou bastante de alguns anos para cá. “Se antes era comum ver pessoas mais idosas, dependentes de álcool e sem família, hoje é mais frequente encontrar jovens viciados, principalmente em crack”.

O trabalho de abordagem, atendimento e acolhimento feito em Marília tem sido referência a outros municípios. Não existe desculpa para a pessoa permanecer na rua, a não ser o uso de drogas, pois o município oferece todo o necessário para que a pessoa saia dessa condição.

“Além do serviço prestado, o município aposta na conscientização das pessoas, pedindo que elas não deem esmolas e muito menos apoiem o trabalho infantil nas ruas. Ao ver morador de rua, o melhor a fazer é ligar para Central de Abordagem no número (14) 99774-4629 ou 99877-1682, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h”, afirmou Wania Lombardi, que agradeceu imensamente o envolvimento e a cooperação da Polícia Militar nas ações executadas.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

10/05/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura, Câmara e Polícia Militar se reúnem para traçar ações conjuntas para enfrentamento de pessoas em situação de rua