11 FEV 2020
Prefeitura realiza apresentações do Projeto Teatro da Cidade
Espetáculos acontecem de 14 a 16 de fevereiro no Teatro Municipal e a entrada é 1 kg de alimento não perecível

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, apresenta nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro os espetáculos de finalização do ano 2019 do Projeto Teatro da Cidade para as turmas jovem, adulto e melhor idade. Os espetáculos acontecerão no Teatro Municipal e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

O projeto Teatro da Cidade é um programa de formação cultural da Prefeitura de Marília/ Secretaria Municipal da Cultura, que oferece aulas gratuitas de Teatro para todas as idades.

Ainda em 2019 as turmas infantil I e II e pré-juvenil já apresentaram seus espetáculos finais, sendo agora a vez das demais turmas.

A turma jovem apresenta “Hipocrisópolis”, desenvolvido em aulas do Projeto em 2019. Partindo de experiências vivenciadas pelos alunos através de poemas, músicas e muitas ideias, o grupo em processo se descobre, indignado com várias questões que assolam nossa sociedade, para falar de preconceito, falsidade, corrupção, entre outros assuntos, criando uma cidadezinha parecida com muitas existentes no interior de nosso país, em que se revelam várias dessas distorções humanas.

Dia 15 é a vez da turma adulta apresentar 1º Festival de Cenas Curtas”, que é o resultado das experiências teatrais vivenciadas pela turma adulta. As cenas mostram várias linguagens teatrais que vão do drama à comédia, despertando no público distintas emoções e refletindo sobre a complexidade das relações humanas através da arte, uma vez que o teatro é uma arte que toca aqueles que procuram enxergar além das fronteiras da realidade, além do próprio ser e existir.

Por fim, a turma da melhor idade irá se apresentar dia 16, no domingo, com o espetáculo “Alegrice – a alegria da velhice”, que traz várias cenas construídas pelo grupo em aulas de 2019. Sempre com bom humor e muito entusiasmo, os artistas mostrarão adaptações de causos, piadas e cenas curtas. De forma irreverente, a turma de Melhor Idade, buscou nesse processo referências variadas para fazer sorrir e alegrar toda plateia presente, mostrando que não há limite de idade para a produção da arte.

Teatro da Cidade turma jovem: dia 14/02 – às 20h

Classificação: livre

Teatro da Cidade turma adulto: dia 15/02 – às 20h

Teatro da Cidade turma melhor idade: dia 16/02 – às 19h

Classificação: livre

Entrada para todos os dias: 1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão, óleo, leite), que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Marília.

Inscrições para novas turmas

Entre os dias 17 e 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Cultura estará com as inscrições abertas para o curso anual de iniciação teatral do Projeto Teatro da Cidade.  Totalmente gratuito, podem se inscrever crianças, jovens e adultos; a idade mínima é 6 anos.

Serão, ao todo, 180 vagas, para as seguintes turmas: Infantil I (6 a 8 anos); Infantil II (8 a 12 anos); Pré-Juvenil (12 a 15 anos); Jovem (15 a 18 anos); adulta (18 a 50 anos) e Melhor Idade (a partir de 50 anos).

As inscrições podem ser feitas na Cassa de Cultura “Cristovam Ruiz” (Av. Santo Antonio, 136 - centro) de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Os interessados precisam comparecer munidos de documento com foto, comprovante de residência e preencher a ficha de inscrição. Os menores de idade devem ir acompanhados pelo pai ou mãe, ou um responsável, que também deverá apresentar a mesma documentação que o aluno.

As aulas, que terão início dia 3 de março (uma vez por semana), acontecem na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” (Av. Santo Antonio, 136 - centro) e são ministradas por arte-educadores representantes das artes cênicas da cidade.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600.

Fotos: Helder C. Soares e Divulgação

Noticia com-apoio-da-prefeitura-municipal-rotaract-club-de-marilia-de-dirceu-realiza-oficinas
Há 1 hora
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração