17 FEV 2020
Chefe do Executivo participa do Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo
Prefeito e secretário da Saúde, Ricardo Mustafá, estiveram no sábado pela manhã na UBS Cascata

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado pelo secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, participou no último sábado (15) pela manhã, na UBS Cascata, que fica na rua Cláudio Manoel da Costa, 31, no bairro Cascata, zona leste da cidade, do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

O chefe do Executivo conversou com os pais que estavam presentes no local e destacou a importância da campanha. “Hoje aconteceu o Dia D, mas a campanha vai até o dia 13 de março. É fundamental que os pais tragam os filhos de 5 a 19 anos a uma das unidades de saúde do nosso município para saber se há necessidade ou não de receber a dose da vacina, interrompendo assim a circulação do vírus dessa doença.”

No último sábado todas as unidades de saúde de Marília permaneceram abertas das 8h às 17h, sendo que o movimento foi considerado positivo nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 41 USFs (Unidades de Saúde da Família).

O secretário da Saúde, Ricardo Mustafá, lembrou que esta campanha é seletiva. “É realmente para a atualização da carteirinha de vacinação, que será avaliada pela nossa equipe em todas as unidades de saúde. Caso a pessoa na faixa etária de 5 a 19 anos já tenha recebido as duas doses da imunização contra o sarampo, não será vacinada novamente”, disse.

Conforme o calendário nacional de vacinação prevê, a aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é feita normalmente aos 12 meses de vida e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que a população procure a unidade mais próxima da residência, levando a carteirinha de vacinação e o cartão SUS da pessoa, facilitando assim o atendimento.

“Quem não compareceu no último sábado, pode vir a qualquer unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 13 de março, para saber se precisará ser vacinado ou não”, afirmou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Renata Rodrigues Plácido.

Fotos: Júlio César de Carlis

17/02/2020