21 FEV 2020
CODEMAR
Codemar e Secretaria de Obras ampliam parceria de trabalho
Novo cronograma prevê aumento nas atividades em conjunto, testes de ensaio de material e maior padronização e qualidade nos reparos realizados

Atendendo ao pedido do prefeito Daniel Alonso pela melhoria constante dos processos e serviços prestados à população, o presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília), Claudirlei Santiago Domingues, o Tatá, convocou uma reunião para definição de novas metas de trabalho em 2020 e nova sistemática de serviços em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Para esta atividade foram convocados o novo secretário da pasta Hélcio Freire do Carmo, o também recém concursado nomeado da Secretaria de Obras, engenheiro Vinicius Gomes de Jesus, que está à frente do setor de fiscalização de obras e controles, tão como todos os encarregados de coordenação e chefes de equipes de rua, responsáveis pelas atividades de controle de pessoal, maquinário e produção de massa asfáltica nas operações de recuperação de vias, recapeamento e pavimentação realizados pela Codemar.

Segundo Tatá, o principal objetivo do encontro foi afinar a operação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília junto à Secretária de Obras, bem como os procedimentos internos e de qualidade a serem ampliados entre os órgãos, já que a Secretaria é a responsável pela contratação dos serviços da Codemar, e sua fiscalização.

Nesta reunião também foi definido o cronograma de reuniões semanais para definição de agendas de trabalho, procedimentos de medição e controle, bem como ampliação na oferta de serviços à população de Marilia com operações em conjunto.

“Como somos contratados pelo munícipio para realização das atividades de manutenção de vias, esse trabalho em conjunto é importante, não só para agilização nos pedidos de atendimento dos munícipes, bem como ampliação das atividades, dentro das normas de qualidade exigidas pelos institutos de fiscalização, visando não só o atendimento em quantidade, mas com a qualidade e agilidade necessárias para atender a população mariliense”, disse Tatá.

O diretor-presidente disse que outro objetivo contínuo da Codemar é melhorar a qualidade de vida dos marilienses. “Marília já percebe que a nossa gestão prioriza ferramentas de economicidade, produtividade e eficiência que são constantes nos nossos serviços, melhorando consequentemente a qualidade de vida da população. Trabalhamos desde meados de setembro de 2017, analisando e priorizando a empresa quanto a sua estrutura administrativa, demostrando que a Codemar é parte integrante da administração, e como na Prefeitura, com o prefeito Daniel Alonso, com transparência e respeito ao erário público realizamos a equalização das dívidas, pagamos os atrasados com fornecedores, recolhemos hoje integralmente os direitos dos trabalhadores e realizamos em dia a folha de pagamentos com funcionários e fornecedores, benefícios como férias, vale alimentação e plano de saúde, trazendo de volta crédito, confiança e respeito à Codemar”.

De acordo com o secretário de Obras, “O objetivo principal dessa parceria é que a Secretaria de Obras e a Codemar possam trabalhar juntos e de forma coordenada, para realmente tornar reais as demandas que a cidade necessita, atendendo seus anseios e se colocando de mãos dadas com o Tatá e equipe para o atendimento dos marilienses”, disse Hélcio. Entre as expectativas é a adoção de novas tecnologias e materiais que agilizem os processos de trabalho.

Já o engenheiro civil Vinicius Gomes de Jesus o trabalho será direcionado para agilização de processos e melhoria continua. “Nossa ideia é apresentar novos materiais e procedimentos, adicionando novos conhecimentos sem prejudicar os prazos de trabalho, melhorando os serviços prestados para a população”. Segundo ele entre as metas estão a reformulação dos procedimentos executivos e ouvidoria contínua da população para avaliação dos resultados, como testes de ensaio dos materiais e qualidade dos trabalhos realizados.

O prefeito Daniel Alonso reafirmou o compromisso da administração municipal de recuperar a cidade e elogiou a equipe pelo trabalho da Codemar. “Eles são verdadeiros heróis, pois hoje a nossa principal demanda é com relação aos buracos. O trabalho de recuperar a cidade nunca vai parar e a população pode ter certeza que a Prefeitura vai seguir com este objetivo. Desejo todo sucesso à Codemar e à Secretaria de Obras, já que ambas têm ampla experiência na área que atuam e vamos continuar acompanhando o trabalho de perto”.

EMPRESA

Fundada em 25 de setembro de 1.973, na administração do prefeito Pedro Sola, a Codemar teve como primeiro presidente Theobaldo de Oliveira Lyrio e Domingos de Léo como vice-presidente.

A Codemar é uma sociedade de economia mista, ou seja, entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, para o exercício de atividade econômica, facultada pela Constituição sob a forma de sociedade anônima, tendo como principais atividades: pavimentação asfáltica, recapeamento asfáltico, construção de guias e sarjetas, conservação e manutenção de pavimentação asfáltica de vias urbanas, terraplenagem e construção civil, além de outras atividades correlatas.

Atualmente conta com 80 funcionários no geral, entre contratados e mão de obra volante, oriundos do sistema prisional semiaberto. São oito equipes fixas para trabalhar na operação tapa-buracos e no recapeamento de ruas e avenidas. “Hoje a população mariliense reconhece que a Codemar está novamente nas ruas para fazer a recuperação asfáltica da cidade e vem obtendo êxito, reduzindo expressivamente a quantidade de buracos provocados pela temporada de chuvas, e vencimento da malha asfáltica, tendo como resultado final a melhoria da qualidade de vida da população”, disse o presidente da Codemar.