09 MAI 2019
Secretário da Saúde visita Gota de Leite; parceria com a Prefeitura é reforçada

Mustafá foi recebido pela presidente Virgínia Balloni e conheceu detalhes da instituição

Parceira estratégica da Prefeitura de Marília, a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite recebeu, na manhã desta quarta-feira (08), a visita do secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá. O gestor conheceu as instalações físicas, conversou com funcionários e teve reunião com a presidente da entidade, Virgínia Balloni.

Com 88 anos de história, a instituição é referência como Maternidade e também acumula experiência na gestão de serviços da Atenção Básica. Como referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para parto normal, atende Marília e mais 15 municípios da região.

Mustafá caminhou pelo hospital, conheceu o centro cirúrgico, as áreas de internação e outros espaços que dão suporte à assistência em saúde. “Tudo muito organizado, bem cuidado, com pessoas que demonstram compromisso. A Gota é uma parceira institucional muito importante para nós”, disse Ricardo.

A presidente da Maternidade destacou a sintonia. “Nossa parceira com o município é muito forte e vivemos um momento extremamente favorável nessa relação. Nosso desejo é oferecer serviços de saúde cada vez melhores. Falamos a mesma linguagem e estamos alinhados nos propósitos”, afirmou Virgínia.

AMBULATÓRIOS

A assistência oferecida pela Gota vai muito além dos partos. A instituição conta com ambulatórios de obesidade, amamentação, puerpério (atendimento a criança), entre outros. O trabalho começa bem antes do nascimento e segue nos primeiros meses, apoiando a rede básica de saúde.

Destinando 100% dos seus leitos ao SUS, a instituição é referência em parto humanizado.  A assistência é prestada por equipe multidisciplinar (inclusive doula), com altos índices de partos naturais, conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Segundo histórico da instituição, em 2017 a Gota fez 1.226 partos, sendo 72,51% normais (889) e apenas 27,48% de cesáreas (337). A instituição é gestora do Programa Estratégia Saúde da Família, tendo parceira também para manter o Caoim (Centro de Atendimento a Obesidade Infantil) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).