20 MAR 2020
CORONA VÍRUS
Saúde e Sistema Funerário anunciam medidas para regulamentar velórios durante pandemia do Covid-19
Medidas têm por objetivo evitar grandes aglomerações durante os velórios

A Secretaria Municipal da Saúde e o Sistema Funerário de Marília anunciaram na tarde desta quinta-feira, dia 19 de março, uma série de medidas para regulamentar os velórios na cidade, com objetivo de conter a pandemia do Covid-19 (novo Coronavírus).

As medidas foram decididas após diálogo entre o secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá; o responsável pelo sistema, Wilson Martins Marques; e a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni Mosquini.

“O principal motivo dessas medidas é evitar grandes aglomerações durante os velórios. São medidas emergenciais, que entrarão em vigor nesta segunda-feira, dia 23 de março. Pedimos a compreensão de todos e precisamos tomar todos os cuidados e precauções durante esse período para evitarmos o contágio do vírus”, afirmou Ricardo Mustafá.

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira (23) são as seguintes:

- Fica proibida a entrada e permanência de crianças nas dependências do velório.

- O velório terá duração máxima de 06 (seis) horas.

- Apenas familiares poderão participar do velório, sendo limitado ao número de 15 (quinze) pessoas por vez na sala.

- A urna deverá ser fechada com visor aberto.

- O horário de funcionamento será das 6h às 22h, mas o atendimento administrativo funcionará durante o período das 24 horas.

- Fica proibido velórios domiciliares, em associações ou entidades de natureza privada ou sem fins lucrativos.

Fotos: Julio Cesar de Carlis