07 MAI 2019
Vacinação contra Gripe tem 46% de cobertura; prazo termina este mês

Relatório da Secretaria Municipal da Saúde indica que 36,8 mil pessoas já foram vacinadas

Pouco mais da metade das 77,8 mil pessoas que têm indicação de vacina contra a gripe ainda são aguardadas nas unidades de saúde do município. O alerta é da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, que realizou no sábado (4) o Dia “D”, com abertura especial das unidades e ampla divulgação.

Relatório da Secretaria Municipal da Saúde indica que, até a segunda-feira (6), 36.042 pessoas já haviam sido vacinadas, o que representa 46% do total esperado. O prazo da campanha termina no dia 31 deste mês.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, afirma que não é recomendado deixar para a última hora. Ele alerta que o tempo já começou a mudar, o que torna mais propensa a circulação dos vírus causadores da gripe.

“Estamos entrando num período de tempo seco, que favorece as doenças respiratórias em geral. A tendência, conforme a temperatura cai, é que as pessoas deixem portas e janelas fechadas. É o período de sazonalidade para a gripe. Precisamos nos prevenir”, disse.

VACINA PRA QUEM?

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina contra a gripe para crianças (seis meses até menores de seis anos), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas.

Também têm direito à vacina populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, entre outras) e condições clínicas especiais.

RESULTADO PARCIAL

O relatório aponta que a maior cobertura está entre as mulheres que deram à luz recentemente. Das 367 estimadas, 70,84% já estão vacinadas (260 doses aplicadas). Entre os idosos, 57,06% também já receberam a dose (17.112).

A rede de Marília imunizou 43,03% das crianças (6.212 doses dispensadas), 41,21% das gestantes (921 mulheres vacinadas) e 38,03% dos trabalhadores da Saúde (3.742). Os percentuais de Marília estão acima da média estadual.

Entre as pessoas que têm comorbidades foram vacinadas 6.557 pacientes, o que corresponde a 36,20% do total imunizado na campanha do ano passado. Já os professores vacinados somam 1.057, ou seja, 37%23% do total que procurou as unidades de saúde em 2018.

DOENÇAS CRÔNICAS

A Saúde também alerta as pessoas com doenças crônicas, que têm direito à vacina gratuitamente. No ano passado foram vacinadas 18.115 nesta condição. Neste ano, 6.557 tomaram a vacina, ou seja, 36,20% do total do ano anterior.

O cálculo, alerta a Saúde, não permite concluir o número de faltosos, já que a quantidade de pacientes com doenças crônicas no município pode variar de um ano para outro.

A vacina está disponível nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades mantidas pelas 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), em todas as regiões da cidade e nos distritos. É preciso levar a caderneta de vacinação.

Foto: Arquivo PMM