09 ABR 2020
SAÚDE
Marília já vacinou contra a gripe 97,51% de Idosos e 91,77% dos profissionais de saúde
Secretaria espera chegar aos 100% do público alvo até o próximo dia 15

De acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, Marília vacinou até esta quinta-feira, dia 9, 29.246 idosos de um total de 29.992, contra Influenza que protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) Influenza B.”
“Este número de vacinas já aplicadas significa que já atingimos 97,51% dos idosos de Marília” explicou Renata.
Renata Rodrigues Plácido informou também que 91,77% dos profissionais de saúde também já foram vacinados. “De 9.840 profissionais de saúde registrados já vacinamos 9.030”, disse Renata.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, que se mostrou otimista com estes números, espera até o dia 15 alcançar 100% da população alvo desta fase. “Como a campanha de vacinação para estes dois grupos vai até o dia 15,acreditamos que Marília alcançara 100% do público alvo nesta fase.”
Em razão de um redirecionamento feito na rede municipal de saúde para atendimentos de casos suspeitos de coronavírus a partir de segunda feira, dia 13, as vacinações acontecerão nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF Argolo Ferrão, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UBS Santa Antonieta.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF Jardim Maracá.

CRONOGRAMA E DIA D
As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, são
- 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;

Profissionais de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional já estão recebendo as doses de vacinas também.
- 16 de abril: Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.

Foto: Julio Cesar de Carlis