23 ABR 2020
ETE
BACIA DO PALMITAL: Chefe do Executivo vistoria obras da última fase do tratamento do Esgoto de Marília
A Bacia do Palmital tratará 487 litros de esgoto por segundo.

O prefeito Daniel Alonso, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Santana Rezende, visitou nesta quinta-feira, dia 23, as obras da última fase da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Marília. A Bacia do Palmital, a maior de todas e que tratará 30% do esgoto de Marília, já está em construção e em ritmo acelerado, devendo ser entregue ainda em 2020. Hoje, Marília já trata 70% do esgoto produzido.
Participaram ainda da visita o secretário da Fazenda Levi Gomes, de Obras Públicas Hélcio Freire do Carmo e o Presidente do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), André Ferioli. Os vereadores Prof.ª Daniela e Cícero do Ceasa também representaram o Legislativo. Na segunda-feira, dia 20, os vereadores Evandro Galete e João do Bar já haviam visitado o canteiro de obras.
A Bacia do Palmital tratará 487 litros de esgoto por segundo. Ela terá duas lagoas de aeração e quatro de decantação. A obra está sendo construída na zona leste, ao lado do distrito de Dirceu, em uma área total de 157 mil metros quadrados e vai beneficiar mais de 110 mil moradores nas regiões Leste e Norte. Só dos emissários principais que interligarão a obra até na Vila Barros serão mais de 3 mil metros lineares com diâmetro de 600 mm cada.
Em 2019 o prefeito Daniel Alonso já havia entregue as duas primeiras obras, a Bacia do Pombo e Bacia do Barbosa, que juntas tratam juntas 70% do esgoto de Marília. “Hoje Marília já trata grande parte do seu esgoto, e agora com essa obra em andamento e concluída daqui alguns meses, vamos tratar 100% dos rejeitos. Marília já deu no ano passado e dará mais um grande passo para mais desenvolvimento e qualidade de vida dos moradores”, disse o chefe do Executivo.
A construção da última fase está sendo realizada pela empresa Replan Saneamento e Obras, vencedora do processo licitatório. “Atualmente os trabalhos estão concentrados na terraplanagem e na abertura das lagoas. São mais de 40 homens trabalhando na obra e mais 60 pessoas envolvidas em todo o canteiro”, disse o engenheiro responsável da obra, Rodrigo Ercílio Coneglian. O diretor proprietário Reinaldo Pavarini também participou da visita.
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, destacou a importância de mais uma obra. “O prefeito Daniel e o Pavarini foram fundamentais para que a obra do século se tornasse realidade em Marília. O prefeito teve a intuição e a coragem de fazer a obra, enquanto o Pavarini foi quem garantiu a realização. Toda a equipe da Prefeitura converge para o mesmo objetivo e a Câmara, apesar de ser um poder independente, apoia os bons projetos e está colaborando para a reconstrução da nossa cidade.”, disse Rezende.
“Agradeço à família Pavarini pelo empenho e dedicação de toda equipe da Replan. É um divisor de águas para nossa cidade e tenho certeza que essa é a maior obra da história de Marília. Só tenho que agradecer a todos que colaboraram para que essa obra, que tinha sido abandonada por administrações passadas, tornasse realidade em nossa gestão. Hoje Marília pode comemorar que a chamada obra do século é realidade em nossa cidade.”

Fotos: Júlio De Carlis