06 MAI 2020
Prefeitura mantém em dia o cronograma do Programa Município Verde Azul
Programa visa ações ambientais para melhoria da qualidade de vida da população

Mesmo despendendo um maior esforço no combate ao coronavirus e à dengue em Marília, a Prefeitura segue executando as ações necessárias em todas as áreas buscando melhorar sempre a qualidade de vida da população mariliense.
Mesmo com a quarentena por conta do Covid-19, Marília está mantendo em dia a execução do Programa Município Verde Azul, fazendo várias ações, realizando a educação ambiental e promovendo a sustentabilidade na cidade de forma constante, porém utilizando diversos meios que respeitem o momento de isolamento social, evitando grandes aglomerações.
O desenvolvimento do programa está a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, sob a orientação do secretário Vanderlei Dolce, que encaminha rigorosamente dentro do cronograma do programa à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a documentação para avaliações das ações realizadas.
Vanderlei Dolce destaca que Marília ainda não recebeu a certificação ambiental do Governo do Estado, o que demonstra a realização de poucas ações ambientais no passado. “Quando assumimos em 2017 tínhamos poucas ações para apresentar ao Programa Município Verde Azul. Dedicamos os primeiros anos do governo Daniel Alonso para realizar ações concretas e reais, visíveis pela população para que tivéssemos algo realmente satisfatório para enviar à Coordenadoria Estadual do Programa”.
Vanderlei Dolce informou também que hoje a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública tem um servidor que, além das atribuições de sua função, atua como Interlocutor do Programa na cidade, recebendo dados do órgão estadual e informando quais ações são necessárias para melhorar o meio ambiente.
Assim que as ações são realizadas, o servidor elabora os relatórios técnicos que são enviados ao Governo Estadual para análise. “Não estamos medindo esforços para melhorar o nosso meio ambiente, o que nos deixa otimistas quanto à certificação ambiental do município já neste ano”, disse o secretário.
O prefeito Daniel Alonso explicou que a prefeitura segue resolvendo questões ambientais crônicas, deixado por gestões anteriores que não deram muita atenção para estes problemas, o que acabou gerando multas pela Cetesb e ações ajuizados pelo Ministério Público por falta de uma boa gestão destes problemas no passado.
“Recebemos a cidade com toneladas de lixos pelas ruas, frota dos caminhões de coleta sucateada; falta de adequações e licenciamentos em vários setores ambientais, como plataforma de transbordo, que nem existia; falta de local adequado para recebimento e triagem de Resíduos da Construção Civil, que hoje está em local apropriado, respeitando às legislações vigentes. Hoje já identificamos todas as nascentes do município e estas passam periodicamente por vistorias para a preservação de cada uma, conforme suas necessidades e características individuais”, afirmou o Chefe do Executivo.
Daniel Alonso revelou ainda que já foi elaborado um Plano de Arborização Urbana, e um projeto de lei sobre Sustentabilidade nas Construções Públicas, diretas ou terceirizadas, que serão encaminhados à Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores.
Ele também lembrou que a prefeitura está construindo quatro Ecopontos, que permitirão o início da coleta seletiva na cidade. As obras para o tratamento do esgoto de Marília também foi lembrada pelo prefeito. “Estamos trabalhando para que a cidade tenha tratamento de 100% do esgoto, que nos deixará à frente de milhares de municípios do Brasil que ainda não têm seu esgoto tratado. Por tudo isso não será surpresa alguma Marília receber neste ano a certificação ambiental pela primeira vez, já que não medimos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito.
O Programa Município Verde Azul certifica as cidades que cumprem as legislações ambientais vigentes e realizam ações que abordem todos os temas relacionados ao meio ambiente, como compra sustentável, estrutura e educação Ambiental, Conselho Ambiental, biodiversidade, gestão da águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Mais informações sobre o Programa Município Verde Azul poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700, com Cassiano Rodrigues Leite, chefe da Divisão do Meio Ambiente e interlocutor do programa.

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata