08 MAI 2020
Começa segunda-feira mais uma fase da Campanha de vacinação contra a gripe
Nesta sexta-feira, dia 8, termina a imunização para pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que terá inicio nesta segunda-feira, dia 11 de maio, mais uma fase da vacinação contra a gripe.

Nesta fase serão vacinadas até o dia 18 de maio pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias e crianças entre 6 meses e menores de 6 anos.

A responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, informa que todas as crianças que são o público alvo desta fase terão suas carteirinhas de vacinas atualizadas e por isso alerta ao pais para que não deixem de levar seus filhos para vacinar.

“É muito importante que os pais saibam que nesta fase as crianças terão suas carteirinhas de vacinas atualizadas com outras vacinas importantes para esta idade. São as vacinas que todas as crianças têm que tomar normalmente fora de qualquer campanha. Por isso a importância também de estar com a carteirinha de vacinação quando levarem as crianças para vacinar.”

Renata Plácido lembra que segue ainda nesta sexta-feira (8) a vacinação para caminhoneiros; profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários, que atuam nos serviços essenciais e estão mais vulneráveis à doença; membros das forças de segurança e salvamento; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, tais como: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias.
“Peço às pessoas deste grupo que ainda não se vacinaram para procurarem as unidades de saúde e assim ficarem protegidas contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B”, disse a responsável pelo Programa Municipal de Imunização.

Para ser vacinada neste último dia da segunda fase, a pessoa deve levar uma solicitação médica atestando sua comorbidade ou mesmo um receituário médico recente comprovando que tem a patologia referida.

A vacinação está sendo feitas nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UBS Santa Antonieta, Santa Antonieta III e Liliana.

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.

Após esta fase que se inicia na segunda-feira e segue até o dia 18, terá inicio mais uma fase já a partir do próximo dia 19 e que se estenderá até o dia 5 de junho, quando serão vacinados adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Fotos: Julio Cesar de Carlis