08 MAI 2020
SAÚDE
Prefeitura entrega medicamento do Programa Remédio em Casa à moradora do bairro Palmital
Programa já realiza diariamente 30 entregas de medicamentos para pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, fez a entrega simbólica na manhã desta quinta-feira, dia 7, de medicamento do Programa Remédio em Casa a uma moradora do bairro Palmital, zona norte da cidade.

O chefe do Executivo e o secretário estiveram na rua 25 de Janeiro, levando a medicação para a aposentada Maria de Lourdes Guimarães Rosa, que ficou bastante satisfeita e agradecida.

“Agradeço ter recebido em minha casa esse medicamento. O pessoal tem que fazer isso mesmo, pois a gente numa certa idade já não pode sair de casa. Só tenho que agradecer de coração ao prefeito que nos deu essa oportunidade de estar recebendo o remédio em casa”, disse Maria de Lourdes.

Daniel Alonso parabenizou toda a equipe responsável pelo programa, que foi lançado há dois meses e já traz resultados positivos. “Já estão sendo feitas mais de 30 entregas por dia e, além de garantir conforto e acesso aos medicamentos, o programa facilita a vida dessas pessoas, contribuindo para que o tratamento não seja interrompido.

Parabenizo a toda equipe do Remédio em Casa pelo trabalho e também à dona Maria de Lourdes que é uma das inscritas no programa.”

O secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que durante esse período de pandemia, o Programa Remédio em Casa está entregando também fraldas e materiais de enfermagem às pessoas indicadas pelas unidades de pacientes respiratórios sintomáticos.

“A equipe tem feito, além das 30 entregas de medicamento, mais 40 desses outros materiais. Portanto, o Programa Remédio em Casa está atendendo também esses pacientes indicados pelas unidades de referência de pacientes sintomáticos respiratórios. Desta forma, a gente evita que essas pessoas vão às unidades de saúde para retirar as fraldas e outros materiais”, afirmou o secretário.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA
Para ter acesso ao programa, o paciente ou o cuidador responsável deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima e preencher um termo de adesão, sendo necessário levar o RG e o Cartão SUS.

O termo poderá ser preenchido também nas farmácias municipais, que ficam na avenida João Ramalho, 1.081 (unidade sul), avenida Berta de Camargo Vieira, 595 (unidade norte) e avenida Brasil, 184 (unidade central). Após aderir ao programa, o paciente que passar por consulta médica e receber uma receita deverá entregá-la na unidade de saúde mais próxima ou nas farmácias municipais para que esta seja encaminhada à central de separação dos medicamentos.

Desta forma, durante todo o tratamento prescrito, o paciente receberá a medicação em sua casa, sendo feitas três tentativas de entrega. A caixa contendo a medicação chegará lacrada e só pode ser aberta pelo paciente.

A supervisora de Assistência Farmacêutica, Rosângela Campanhã da Silva, disse que o Remédio em Casa atenderá milhares de pessoas. “Somente de pessoas acamadas temos cerca de 2 mil pacientes, sem contar aqueles com mobilidade reduzida. Trata-se de uma grande comodidade para esses pacientes, que receberão o medicamento em casa e não correrão risco de interrupção no tratamento.”

Saiba mais em: https://www.marilia.sp.gov.br/remedio-em-casa/

Fotos: Julio Cesar de Carlis

08/05/2020
Entrega de medicamento do Programa Remédio em Casa à moradora do bairro Palmital