08 MAI 2020
Prefeitura segue intensificando o combate a Dengue em Marília
Ações são promovidas para reduzir os focos da doença na cidade.

A prefeitura de Marília por meio do Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde segue intensificando o trabalho de combate ao Mosquito Aedes Aegypti. As ações de controle continuam acontecendo no município com a realização de intensificação de visitas com tratamento químico focal em todos os bairros.

Segundo o Supervisor da Zoonoses Rafael Colombo Filho, também estão acontecendo ações de bloqueios e aplicação de inseticidas (nebulização) em regiões com casos confirmados da doença. “Hoje (08) e amanha dia 9 de maio, os aplicadores estarão realizando esse trabalho em Rosália. Na segunda 11/05 será a vez da região do Costa e Silva. Outra área deverá receber que estas ações e o Bairro Chico Mendes, que tem apresentado números altos de Dengue”.

Rafael Colombo destacou ainda que o setor tem realizado ações de limpeza, com o auxílio da Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública em locais com acúmulos de criadouros do Aedes Aegypti. “Hoje tiramos em um terreno um caminhão de material descartados indevidamente e estes acabam se tornando criadouros do mosquito da Dengue”.

População pode ajudar evitar o caos do passado eliminando criadouros do mosquito

Enfermeira Luciana Stroppa integrante da equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, , informou que até sexta-feira dia 08, Marília já registou 3.123 casos suspeitos, destes 1.667, foram descartados, restam 383 casos aguardando resultado de exames, 1073 casos confirmados e um óbito.

Lupércio Garrido, médico veterinário da Divisão de Zoonoses voltou a afirmar que os números estão muito altos, mesmo com todas as Campanhas realizadas pela prefeitura em relação aos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos da dengue.

Lupércio Garrido já havia afirmado há vinte dias que a população precisa entender que a mesma a obrigação que a gente tem na defesa do Covid-19, que é lavar as mãos, evitar contato físico, usar máscara, a população precisa incorporar no seu dia a dia uma ação que é muito mais fácil, que é a de pelo menos duas vezes por semana fazer uma vistoria no quintal. “A gente entra nas casas e encontra até hoje, latas, potes e frascos com água, vasilha de todo tipo com água, criando o mosquito. A população não pode deixar água à disposição do Aedes Aegypti”.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que, além do combate ao coronavirus, o governo não deixa de se preocupar e realizar ações contra o crescimento da Dengue na cidade. “Estamos fazendo nossa parte e gostaria de reiterar o pedido já feito por técnicos para que as pessoas vistoriem periodicamente seus quintais e ralos para eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti” . Disse o chefe do executivo mariliense.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Ao trocar a água dos Pets, lavar a vasilha
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
-Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Saiba mais sobre a dengue em: https://www.marilia.sp.gov.br/dengue