13 MAI 2020
CULTURA
Filme “O homem que virou suco” ganha sessão e debate neste sábado no Bate-papo de cinema Pontos MIS
Ação integra o #MISemCASA, programação digital do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, realizada enquanto equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19

O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo no canal do YouTube do MIS.
Em Marília, o programa Pontos MIS conta com parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
A edição deste sábado, 16 de maio, apresenta - em parceria com a SPcine Play – “O homem que virou suco”, longa de 1980 dirigido por João Batista Andrade que faz uma visão crítica do processo migratório da época.
Após a exibição online do filme (que acontece às 16h, mediante inscrição prévia a partir de 14.05 neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqyTIBiHDUDc-yda9-KB1DtdWNxm2y9qlKgodAuzRprOEhEg/closedform), acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público no Canal do MIS no YouTube - com participação especial do diretor do longa, João Batista Andrade, do professor de cinema Bruno Cucio e do cineclubista da Spcine e fotógrafo Julio Witer. A a mediação fica por conta do cineasta Luan Cardoso.
Em “O homem que virou suco” (Dir. João Batista Andrade, Brasil, 1981, 90min 16 anos) Deraldo (José Dumont), escritor de cordel, paraibano recém-chegado a São Paulo, é confundido com o operário Severino, nordestino, que em um ato de revolta assassina o patrão a facadas.
Sem documentos para comprovar sua identidade e perseguido pela polícia, Deraldo é obrigado a fugir do quarto que aluga e, com isso, inicia um percurso de desencontros enquanto sobrevive na metrópole. Forçado a abandonar a venda de seus poemas, passa por diversos lugares, de servente de um coronel paraibano a operário da construção civil.
Na condição de migrante é submetido, apesar de fundamental para o desenvolvimento da cidade, a uma série de preconceitos e explorações. Ao término do filme, quase desesperançoso, ele finalmente encontra Severino e, após comprovar sua inocência, retoma a produção artística para escrever um cordel intitulado “O homem que virou suco”, fazendo de sua carreira um poema de resistência da identidade nordestina.

BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS – O HOMEM QUE VIROU SUCO
DATA: 16.05.2020
HORÁRIOS: EXIBIÇÃO 16h (mediante inscrição prévia no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqyTIBiHDUDc-yda9-KB1DtdWNxm2y9qlKgodAuzRprOEhEg/closedform à partir de 14/05) e 18h (bate-papo ao vivo com o público no canal do MIS no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6).